Caminhada e atividades marcam Dia Mundial da Criança

Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra promoveu atividades para mais pequenos em conjunto com o Jardim Botânico da UC. Realizou-se ainda a Caminhada Comemorativa do Dia do Trabalhador, que tinha sido adiada.

Marta Costa
01 junho, 2024≈ 4 mins de leitura

Corpo técnico e familiares participaram na caminhada.

© UC | Marta Costa

Aprender sobre as plantas, explorar a natureza e desvendar os segredos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). Este foi o desafio feito aos mais novos para assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, pela Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra (UC), em parceria com o Desporto UC, o JBUC e o Turismo UC.

A Margarida e a Helena são irmãs, e têm, respetivamente, seis e dois anos. Foram duas das crianças que estiveram a participar nos vários jogos tradicionais preparados no JBUC para assinalar o Dia Mundial da Criança. Um pouco envergonhada, Margarida conta que gostou mais do "jogo dos balões" e que achou "gira" toda a brincadeira que decorreu durante a manhã. A mãe ouvia atentamente as respostas da filha mais velha. Antónia Rua, que trabalha no Gabinete de Apoio Jurídico da UC e foi uma das inscritas da iniciativa da Casa do Pessoal. "Achei que seria giro para elas, primeiro para conhecer o espaço com atividades diferentes, e também para elas conhecerem estes jogos que se veem cada vez menos. E depois terem hipótese de conviver com outras crianças que não o círculo normal de amiguinhos e da escola".

Paralelamente às atividades para os mais novos, decorreu a Caminhada do Dia do Trabalhador, inicialmente prevista para 1 de maio, mas que devido às condições meteorológicas tinha sido adiada. Com um percurso que levou os participantes pela baixa da cidade até ao Estádio Universitário e de novo até ao JBUC, com direito a uma "pausa +Ativa", a animação esteve sempre presente.

Daniela Gonçalves faz parte da Casa do Pessoal e costuma, sempre que pode, participar nas atividades promovidas. Integra o Serviço de Gestão de Recursos Humanos, na Divisão de Recrutamento e Gestão de Contratos, e considera que "todos temos uma vida muito sedentária e muito parada". Já não é a primeira vez que participa na Caminhada e acredita que estes são eventos que "servem para nos conhecermos uns aos outros" e, ao mesmo tempo, também para promover o exercício físico "e, nesse aspecto a UC tem crescido brutalmente", garante Daniela Gonçalves. "É um motivo de muito orgulho para nós".

O diretor de serviços do Serviço de Apoio à Gestão da UC, Filipe Rocha, inscreveu-se na caminhada principalmente "pelo convívio". "Foi a principal razão que me levou a participar e acho que é também a principal razão de se fazerem estes eventos". "Não é tanto pela parte desportiva, mas é uma oportunidade de conviver com colegas" da Universidade, acrescenta.