Aula inaugural EfS com presença de João Galamba

O Secretário de Estado Adjunto e da Energia falou sobre as oportunidades e desafios da transição de energia em Portugal.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
21 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, esteve em Coimbra para a sessão inaugural do novo ano letivo da iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) da Universidade de Coimbra (UC). De acordo com o coordenador e docente Manuel Gameiro, a sessão serviu para destacar "a relação do mercado-energia, que nos trouxe alguns dos problemas que temos agora com a crise da energia; a aposta na eletrificação e a aposta na aquisição das energias renováveis como pontos importantes".

Enquanto aula inaugural, o responsável considerou a "sessão muito interessante" para a própria EfS. "Com a grande diversidade de áreas dentro da Iniciativa e muitos temas diferentes de doutoramento, as perguntas cobriram grandes partes das áreas da transição energética", referiu.

“Portuguese Strategy Towards Energy Transition: Challenges and Opportunities” foi o tema da palestra que decorreu no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) a 20 de outubro. De acordo com o Secretário de Estado Adjunto e da Energia, Portugal o desafio é "tentar compatibilizar a enorme oportunidade que representa a transição energética com o ritmo natural mais lento que essas transformações têm de seguir".

A sessão pode ser vista, na íntegra, no canal de Youtube da FCTUC, através da ligação: https://youtu.be/PO_zmPigSyA

Eis o que pode fazer: