Atlas dos Municípios Saudáveis já está disponível online

Desenvolvido pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento Território da Universidade de Coimbra, o Atlas da Rede dos Municípios Saudáveis caracteriza 64 municípios em vários indicadores de saúde.

03 outubro, 2023≈ 3 mins de leitura

De acesso livre e online, o Atlas dos Municípios Saudáveis reúne os dados sobre a saúde da população portuguesa, através da caracterização individual de 64 concelhos. O trabalho resulta de um protocolo celebrado entre a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) e a equipa de investigação em Geografia da Saúde do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra (UC), grupo de investigação coordenado pela docente da Faculdade de Letras da UC e investigadora do CEGOT, Paula Santana.

Nesta plataforma web, é possível perceber o estado de saúde da população de um determinado local, como, por exemplo, saber quais são as doenças com maior incidência ou as causas de morte. São também tidos em conta fatores contextuais, como as condições sociais, económicas e ambientais, que influenciam o bem-estar.

O Atlas dos Municípios Saudáveis avalia a saúde da população de cada município em nove dimensões, que se desagregam em 94 indicadores (54 indicadores prioritários e 40 indicadores complementares). Associadas aos indicadores são ainda apresentadas ações e medidas tomadas pelos municípios que revelaram ter potencial de contribuir para a promoção da saúde da população.

Assente em sistemas de informação geográfica, o Atlas dos Municípios Saudáveis tem por base um modelo de avaliação multidimensional, no qual relaciona as caraterísticas do lugar de residência com o estado de saúde da população. De forma integrada e sistematizada, a plataforma oferece um quadro de referência de avaliação da saúde da população. Contribui ainda para o Projeto das Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde.