Atividades desenvolvidas são o foco da Assembleia Geral de Trabalhadores/as da UC

A reunião teve lugar a 26 de janeiro no Auditório da Reitoria.

Maria Cano
M(
Marta Costa e Karine Paniza (vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
26 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

A segunda Assembleia Geral de Trabalhadores/as da Universidade de Coimbra (UC) teve como foco a atividade desenvolvida pela Comissão e Subcomissões de Trabalhadores/as em 2023, bem como dos/das representantes nos órgãos estatutários da UC (Conselho Geral e Senado). A reunião decorreu a 26 de janeiro no Auditório da Reitoria.

Dando conta das temáticas tratadas, a Comissão de Trabalhadores (CT/UC) informou que realizou nove pareceres em 2023 em áreas que se prendem com o SIADAP, mobilidade, marcação de férias, reestruturação de serviços, formação interna ou o orçamento da UC, entre outros.

Já no que toca aos assuntos abordadas nas Subcomissões, estes abordaram áreas tais como a escassez de recursos humanos e contratações, mobilidade de trabalhadores, melhorias nas condições de trabalho e de segurança ou planos de formação.

Foram também constituídos dois grupos de trabalho para debater assuntos caros para os trabalhadores da UC relacionados com o teletrabalho e com a mobilidade e estacionamento. No primeiro caso, a comissão já entregou uma proposta à Reitoria, enquanto no segundo caso os trabalhos ainda estão em curso.

Relativamente à atividade desenvolvida nos órgãos estatutários da UC, foi referido que este ano de mandato serviu para “consolidar um espaço de intervenção e colocar o corpo técnico na agenda do Conselho Geral”.

Já o Senado, órgão consultivo da UC, foi ouvido sobre assuntos tais como a nomeação da Provedora do Estudante, representantes dos estudantes para Comissões e Observatórios ou extinção de mestrados.

Entre a plateia, surgiram questões relacionadas com a mobilidade e o estacionamento, regras e regalias seguidas por entidades autónomas e entidades integradas na UC, ou a criação de um provedor para o corpo técnico.

Houve também tempo para apresentar as atividades previstas para 2024. Resoluções de precariedade laboral, rejuvenecimento e concursos de promoção, mobilidade intercarreiras, novo SIADAP e a situação dos investigadores são algumas das prioridades destacadas pela CT/UC a serem desenvolvidas durante este ano.

Com 11 membros efetivos e nove subcomissões criadas, a CT/UC representa um universo de 3 558 pessoas entre corpo técnico, docente e investigador.

Mais informações sobre a CT/UC em https://www.uc.pt/ct

Sobre a Comissão de Trabalhadores da UC

O que é?

Órgão democraticamente eleito, investido e controlado pelo coletivo dos/as trabalhadores/as, para o exercício das atribuições, competências e direitos reconhecidos na Constituição da República, na Lei, ou em outras normas aplicáveis, e nos Estatutos.

Quais as suas competências?

a) Em geral, exercer todas as atribuições e competências que, por Lei ou outras normas aplicáveis e pelos Estatutos, lhe sejam reconhecidas;

b) Desenvolver um trabalho permanente de organização no sentido de concretizar as justas reivindicações dos/as trabalhadores/as, expressas democraticamente pela vontade coletiva;

c) Promover a formação socioprofissional dos/as trabalhadores/as, contribuindo para uma melhor consciencialização face aos seus direitos e deveres;

d) Participar na reorganização da UC ou dos seus serviços;

e) Defender os direitos e interesses dos/as trabalhadores/as;

f) Participar na gestão de todos os serviços da UC permitidos por lei;

g) Participar na elaboração da legislação de trabalho;

h) Exigir da UC o escrupuloso cumprimento de toda a legislação respeitante aos trabalhadores e à Instituição.

Informação retirada de https://www.uc.pt/ct/saiba-mais-sobre-a-comissao-de-trabalhadores/