Asas de Leitura entrega livros às bibliotecas escolares de Coimbra

Livros da Imprensa da Universidade de Coimbra foram entregues a escolas de seis agrupamentos de Coimbra e cinco escolas não agrupadas, num total de 33 bibliotecas escolares que integram a Rede de Bibliotecas Escolares.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
08 abril, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

"A biblioteca é o local mais fantástico do mundo, mas isso só acontece quando construímos redes", afirma Helena Duque. A coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares falava durante a sessão de entrega dos livros doados pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) às Escolas e Agrupamentos de Escolas de Coimbra no âmbito do programa Asas de Leitura.

Também para Alexandre Dias Pereira o "melhor que a IUC pode fazer para comemorar os 250 anos é partilhar o fruto do seu trabalho com as bibliotecas das escolas e com os seus alunos e futuros alunos". O diretor da Imprensa da UC acredita que é um "contributo" que vem demonstrar que a Universidade não está virada para dentro e reforça "o grande papel e grande responsabilidade" da IUC para o futuro.

Os livros agora doados incluem exemplares da série “Descobrir as Ciências”, "pensada para traduzir questões complexas e torná-las mais acessíveis a um público mais jovem", relembra o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da UC, Delfim Leão. Simultaneamente, foram ainda distribuídos exemplares da série "Estado da Arte", "mais densos, que procuram apresentar o sumo da investigação e o ponto em que esta se encontra".

O responsável recordou que a inciativa Asas de Leitura teve início a 7 de março, em Alcobaça, com o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça no âmbito dos 250 anos da Reforma Pombalina na UC. Com o mote "Criar para Renovar", está programada a entrega de cinco mil livros à Rede de Bibliotecas Escolares.