Arranca em Portugal projeto europeu para promoção da saúde mental de crianças e jovens

O evento de lançamento do projeto "Let’s Talk About Children" vai decorrer no Auditório do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a partir das 9h15.

09 outubro, 2023≈ 5 mins de leitura

Em Portugal, o projeto "Let’s Talk About Children" é coordenado pela UC.

© DR

Vamos falar sobre crianças é o tema do simpósio que marca o arranque em Portugal do projeto europeu Let’s Talk About Children (LTC) dirigido à promoção da saúde mental de crianças, jovens e famílias.

O evento vai decorrer na próxima sexta-feira (13), no Auditório do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e vai receber especialistas de diversas áreas para abordar temas como Saúde Mental das Famílias e a Justiça, Saúde Mental das Famílias e a Educação e Saúde Mental das Famílias e Vulnerabilidade Social. O simpósio vai contar ainda com a conferência da pedopsiquiatra, criadora do programa e metodologia LTC, Tytti Solantaus. As inscrições para participação no evento ainda estão abertas e pode ser feitas aqui.

O objetivo principal deste projeto inovador, que é coordenado em Portugal pela Universidade de Coimbra (UC), é a promoção da saúde mental de crianças oriundas de contextos familiares vulneráveis, como, por exemplo, famílias em que há casos de doença mental, carências económicas ou dificuldades na integração social. Vai envolver profissionais das áreas da saúde e educação para que possam adquirir novas competências para trabalhar com as famílias em prol do bem-estar das crianças.

Para o docente da Faculdade de Medicina da UC (FMUC) e coordenador do projeto em Portugal, Joaquim Cerejeira, “o LTC foi desenvolvido para ajudar as famílias, profissionais da educação (educadores de infância e professores) e profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos) a apoiarem o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças e jovens, em colaboração uns com os outros. A intervenção LTC envolve a construção de um entendimento partilhado sobre a criança/jovem em casa e na escola, bem como a adoção de medidas baseadas nesse entendimento. O objetivo é contribuir para que a criança/jovem tenha uma vida quotidiana que favoreça o seu bem-estar, a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento, e criar uma colaboração de apoio mútuo entre a família, criança/jovem, os profissionais de saúde e de educação”.

Na prática, o Let’s Talk About Children consiste em sessões de conversa com a participação das pessoas identificadas pelos pais para explorar oportunidades de apoio à criança ou jovem. A conversa centra-se na vida quotidiana deles, uma vez que as interações e rotinas diárias são importantes para o seu bem-estar. Os participantes identificam os pontos fortes e as fragilidades da vida da criança/jovem, o que permite valorizar os pontos fortes e encontrar soluções para as fragilidades, graças ao plano de ação.

Por exemplo, para uma criança com uma personalidade forte e volátil, estar num grupo agitado pode levar a dificuldades de comportamento e aprendizagem, que também se podem manifestar como irritabilidade em casa. Se uma criança é tímida, um ambiente doméstico que se tornou isolado devido à depressão do/s cuidador/es pode tornar a criança ainda mais reservada na creche. Situações como estas são fragilidades. É importante identificá-las e tê-las em conta na vida quotidiana da criança em casa e na escola, antes que surjam eventuais problemas.

“Todas as famílias têm pontos fortes únicos, que os membros da família nem sempre reconhecem ou valorizam. O LTC é um recurso que ajuda as famílias a identificar e a desenvolver os seus pontos fortes na vida quotidiana e a encontrar soluções para questões difíceis. O programa foi concebido para apoiar as famílias e fornecer-lhes as ferramentas de que necessitam para enfrentar os desafios quotidianos”, conclui Joaquim Cerejeira.

Coordenado pela Universidade de Turku (Finlândia), o projeto foi financiado pela Comissão Europeia com cerca de 3 milhões de euros no âmbito do programa EU4Health. O consórcio envolve 14 instituições oriundas de 9 países (Finlândia, Portugal, República Checa, Bélgica, Itália, Estónia, Grécia, Polónia e Roménia). A equipa de Portugal é liderada pela Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Medicina, contando com a participação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Mais informações sobre o projeto LTC na Universidade de Coimbra estão disponíveis na página do projeto.