Apresentação pública dos vencedores e do programa da "37th World Cultural Council Award Ceremony — Coimbra 2022" esta terça-feira

UC recebe a cerimónia de entrega de prémios do Conselho Cultural Mundial a 29 e 30 de novembro. Vencedores dos galardões são conhecidos amanhã

RS
Rui Marques Simões
19 setembro, 2022≈ 4 mins de leitura

© UC

Vão ser anunciados amanhã (terça-feira, dia 20) os vencedores e o programa completo da 37th World Cultural Council Award Ceremony, que a Universidade de Coimbra recebe a 29 e 30 de novembro de 2022. A apresentação pública, na qual serão conhecidos os laureados com os conceituados prémios Albert Einstein, José Vasconcelos e Leonardo da Vinci, atribuídos pelo Conselho Cultural Mundial, realiza-se a partir das 11h00, na Sala do Senado.

Esta será a primeira vez que uma universidade portuguesa vai receber a cerimónia de entrega de prémios do Conselho Cultural Mundial – que já foi organizada por instituições como o Massachusetts Institute of Technology, a Universidade de Oxford ou a Universidade de Princeton. E será também a primeira ocasião em que os três galardões vão ser atribuídos no mesmo evento – até aqui, o Prémio Albert Einstein era entregue anualmente, enquanto os restantes eram concedidos alternadamente (o Prémio José Vasconcelos nos anos pares e o Leonardo da Vinci nos anos ímpares).

Desde 1984, o Prémio Mundial de Ciência Albert Einstein, o Prémio Mundial de Educação José Vasconcelos e o Prémio Mundial de Artes Leonardo da Vinci foram concedidos a dezenas de cientistas, educadores e artistas ilustres que alcançaram conquistas marcantes nos seus campos de ação e têm trabalhado para promover a tolerância, paz e conhecimento para o bem-estar da humanidade e do meio ambiente. Na última edição, em 2019, o Prémio Mundial de Artes Leonardo da Vinci foi concedido ao produtor de cinema Paulo Branco, o primeiro português a ser laureado pelo Conselho Cultural Mundial.

Na cerimónia deste ano, o Conselho Cultural Mundial – uma organização internacional sem fins lucrativos, composta por académicos, cientistas e dirigentes universitários de todo o mundo – vai também distinguir jovens investigadores da Universidade de Coimbra que tenham desenvolvido trabalhos notáveis nas áreas da ciência, da educação e das artes. Os seus nomes também serão anunciados esta terça-feira.

O anúncio do programa completo da 37th World Cultural Council Award Ceremony e dos nomes dos vencedores dos prémios vai ser feito numa sessão com as intervenções do Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, do Diretor Executivo do WCC, Esteban Meszaros, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

A sessão vai ser transmitida em streaming para toda a comunidade em uc.pt/emdireto