Antropólogo da UC lança livro sobre as transformações da sociedade rural chinesa nas últimas décadas

Obra “Chinese Village Life Today”, da autoria de Gonçalo Santos, é apresentada no sábado, dia 30, no Café Santa Cruz

28 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

Vai ser apresentado no sábado, dia 30, pelas 16h00, no Café Santa Cruz (Coimbra) o livro “Chinese Village Life Today”, da autoria de Gonçalo Santos, professor de Antropologia Social-Cultural no Departamento de Ciências da Vida e investigador e coordenador de grupo no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra (UC).

A obra, que acaba de ser publicada pela editora académica americana University of Washington Press, é baseada em duas décadas de trabalho de campo longitudinal com uma comunidade rural no sul da China e traça um retrato íntimo dos processos de transformação da sociedade rural chinesa nas últimas décadas.

Gonçalo Santos – que é também fundador e diretor da Sci-Tech Asia, uma rede de pesquisa transnacional que investiga as relações entre política, tecnologia e sociedade na Ásia e um pouco por todo o mundo – desenvolve pesquisa etnográfica na China de forma regular desde o final da década de 1990. A sua investigação e publicações mais recentes incidem sobre questões de transformação social, moral e ambiental na China contemporânea.

A sessão de lançamento de “Chinese Village Life Today” no Café Santa Cruz inclui uma tertúlia com quatro oradores convidados: Manuel L. Rodrigues de Areia (professor emérito de Antropologia / UC), Nélia Dias (professora de Antropologia Social e Cultural / ISCTE), Tiago Castela (Historiador da Arquitetura e do Urbanismo / UC) e Helena Freitas (professora de Biodiversidade e Ecologia e responsável pela Cátedra UNESCO para a Biodiversidade e o Desenvolvimento Sustentável / UC).