Antiga aluna da FCTUC distinguida pela Altice Labs com prémio que homenageia melhores alunos nas áreas TICE e STEM
Nesta primeira edição, foram premiados 12 alunos selecionados pelas suas instituições de ensino, tendo recebido um prémio no valor de 2500 euros.
Inês Marçal, antiga aluna do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi distinguida pela Altice Labs com o Reconhecimento Alcino Lavrador, pela sua prestação no mestrado em Segurança Informática. A cerimónia de entrega de prémios decorreu na Estufa Fria, em Lisboa, no passado dia 26 de novembro.
A iniciativa pretende homenagear os melhores alunos de mestrado e licenciatura nas áreas de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) e Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) das universidades e politécnicos parceiros da Altice Labs. O prémio visa celebrar o legado de Alcino Lavrador, antigo diretor-geral da Altice Labs, e reforça o compromisso da Altice Portugal com a excelência académica e a valorização de talentos emergentes.
«Estou mesmo muito contente. Sou uma pessoa determinada em exceder constantemente as minhas expetativas e este prémio vem precisamente comprovar isso, honrando, em simultâneo, todo o esforço e dedicação durante todo o meu percurso», afirma a vencedora.
«Penso que a minha dedicação, persistência e perfecionismo foram fortes aliados para o alcance deste sucesso. O facto de gostar imenso da área tornou tudo mais fácil, permitindo-me ver cada oportunidade e obstáculos como uma possibilidade de aprender e explorar ainda mais», considera Inês Marçal.
A tese de mestrado da ex-aluna do DEI foca-se na avaliação da performance das ferramentas Static Application Security Testing (SAST) na deteção de vulnerabilidades do Open Web Application Security Project (OWASP) Top 10. A investigação permitiu verificar a capacidade destas ferramentas na identificação do top de riscos mais críticos a que uma aplicação web poderá estar associada.
Nesta primeira edição, foram premiados 12 alunos selecionados pelas suas instituições de ensino, tendo recebido um prémio no valor de 2500 euros.
 
                         
                    