Campeonatos Europeus Universitários de Ténis e Padel 2025 arrancam na UC
Até 3 de agosto, 178 estudantes-atletas oriundos de 13 países da Europa vão estar em Coimbra a participar em provas de ténis e padel.
“A Universidade de Coimbra (UC) não é apenas o anfitrião das competições, mas também o símbolo de séculos de ligação entre conhecimento, cultura e desporto”. A frase foi dita pelo secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, durante a abertura oficial dos Campeonatos Europeus Universitários de Ténis e Padel 2025, no Paço das Escolas da UC, a 28 de julho.
A fazer lembrar os Jogos Olímpicos, os 178 atletas pertencentes a 34 instituições de Ensino Superior de 13 países europeus desfilaram pela escadaria da Via Latina e juntaram-se todos no Paço das Escolas.
O Reitor da UC, Amílcar Falcão, salientou que, para a Universidade, os “desportos são um pilar estratégico” que contribui para o “desenvolvimento dos nossos estudantes”. Amílcar Falcão deixou ainda uma mensagem aos estudantes-atletas presentes. “Espero que fiquem, pelo menos, alguns dias, gostem de estar connosco, façam amigos, joguem ténis e padel e divirtam-se, que também é importante”.
Os Campeonatos Europeus Universitários de Ténis decorrem no Estádio Universitário da UC até 3 de agosto, enquanto os de Padel são realizados no Star Padel Outdoor, até 1 de agosto, também em Coimbra.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, afiançou que os participantes vão ficar rendidos à cidade. “Sejam bem-vindos à mais bonita cidade do mundo”, o “vosso coração ficará para sempre em Coimbra”. Opinião partilhada pelo presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Carlos Magalhães. “Espero que adorem os campeonatos e que se apaixonem pela cidade dos estudantes, que é também cidade dos desportos”.
Além da UC e da AAC, o evento desportivo é organizado pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) e pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
Considerando “inspirador ver tantos estudantes-atletas”, o membro do Comité Executivo da EUSA, Liviu Matac, disse aos participantes para estarem de corpo e alma nas competições. “Deem o vosso melhor no campo, compitam com o coração e com inteligência”. Liviu Matac lembrou ainda para aproveitaram bem estes campeonatos. “Façam desta experiência uma jornada de aprendizagem, um intercâmbio cultural e amizades para a vida”.
O presidente da FADU, Ricardo Nora, relembrou que “Coimbra tem sido um epicentro destas organizações”. A realização deste tipo de provas já não é novidade em Coimbra, que recebeu o 7.º Campeonato Europeu Universitário de Ténis em 2010, o 2.º Campeonato Europeu Universitário de Judo em 2013, a Gala e a Conferência EUSA em 2017, além dos Campeonatos Europeus Universitários de Judo, Taekwondo e Karaté e dos Campeonatos Europeus Universitários de Ténis de Mesa, também no mesmo ano e, em 2018, decorreram os Jogos Europeus Universitários.
O secretário de Estado do Desporto enalteceu o trabalho feito pelas várias entidades envolvidas: “Nada disto seria possível sem a dedicação e o trabalho colaborativo de várias instituições”. Além disso, relembrou que o “desporto não é só sobre ganhar ou conquistar medalhas, é educação, socialização, inclusão, cidadania e muito mais. É um instrumento de transformação individual e social".
O campeonato pode ser acompanhado nas redes sociais dedicadas a cada modalidade: Ténis | Padel.