A respiração dos insetos em exposição

A instalação sonora fica patente até 15 de setembro no Quarto 22 do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
06 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | DR

Inspirar, expirar, entrar, sair. Respirar é o ponto de partida para a instalação sonora “A respiração dos insetos”.

Uma experiência sensorial feita especialmente para o Quarto 22 do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (UC), é assim que o artista visual Adrián Montenegro, descreve a sua obra.

"A instalação vem da ideia de como é o ciclo da respiração em qualquer ser vivo", explica o artista.

Eis o que pode fazer:

A obra "joga com a sonoridade, dentro e fora da instalação", e quer incitar o público a descobrir os detalhes que nem sempre "saltam à vista". "Este estar dentro e fora é um reflexo de vir do outro lado do Atlântico, de estar agora aqui, e voltar para a Colômbia", acrescenta Adrián Montenegro, que é também estudante internacional na UC, no Doutoramento do Colégio das Artes.

"A respiração dos insetos" está patente até 15 de setembro, e pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira das 14 às 18 horas, no Quarto 22 do Colégio das Artes da UC.

Adrián Montenegro

Adrián Montenegro (Pasto, Colômbia 1986) é um artista que estuda e trabalha explorações físicas ligadas à sua passagem pelo mundo.

Em forma de aprendizagem, interessa-lhe articular e colocar em jogo as suas faculdades pessoais e as do público em diálogo estético e crítico co a sua própria realidade e condição humana. Trabalha também como educador em Artes Visuais na área da escultura contemporânea e opções espaciais da Universidade de Nariño e como orientador de campo para a Corporação Cultural PRETEXTO da cidade de Pasto (Colômbia).

Atualmente, graças ao apoio de comissões de estudos para a capacitação de docentes da Universidade de Nariño, é doutorando em Arte Contemporânea do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.