A Nossa UC: plataforma que dá a conhecer as pessoas da UC tem imagem e conteúdos renovados

A iniciativa “A Nossa UC”, que desde 2021 tem vindo a dar a conhecer a diversidade de percursos e projetos da comunidade UC, tem agora um novo website e uma nova rubrica, dedicada aos projetos de investigação da Universidade de Coimbra.

C(
Catarina Ribeiro e Inês Coelho (texto)
A(
Ana Bartolomeu e Marta Costa (vídeo)
25 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

A plataforma "A Nossa UC" foi lançada a 22 de abril de 2021 e conta já com 127 episódios sobre a comunidade da Universidade de Coimbra.

© DR

Um website com rosto renovado e uma nova rubrica para desvendar os grandes projetos de investigação em curso na Universidade de Coimbra (UC): são estas as grandes novidades do projeto de comunicação interna A Nossa UC para 2024.

Lançada em 22 de abril de 2021, esta iniciativa nasceu com a missão de dar a conhecer a diversidade de percursos e projetos da comunidade UC, através de entrevistas, testemunhos e reportagens (vídeo e fotográficas), procurando, assim, estreitar e criar novas ligações entre as pessoas da UC. Em simultâneo, o projeto procura construir a história da UC através dos testemunhos das pessoas que diariamente contribuem para um património vivo de sucesso da instituição.

O projeto conta agora com um novo website – disponível na UC Pages em www.uc.pt/anossauc –, que pretende tornar a navegação na plataforma mais fácil e célere. Até ao momento, encontram-se disponíveis 99 entrevistas, 23 reportagens e 5 testemunhos, que resultam do trabalho desenvolvido pela Divisão de Comunicação da UC junto de estudantes, docentes, investigadores e pessoal técnico da instituição, através da realização de várias entrevistas e de outros contributos textuais, fotográficos e de vídeo ao longo de três anos.

Nas entrevistas e reportagens disponíveis na plataforma, assim como nos testemunhos escritos na primeira pessoa, é dada a conhecer a diversidade de percursos, numa linha de conversa mais próxima, onde a história de cada membro da comunidade UC é determinante para conhecer todos os recantos e vivências da instituição. Nos mais de 120 episódios já disponíveis são abordadas temáticas estruturantes de áreas diversas, tais como saúde, sustentabilidade, educação, inclusão ou igualdade.

Eis o que pode fazer:

Todos os anos, têm vindo a ser lançadas novas rubricas, com o objetivo de alargar os temas e as áreas de ação da Universidade de Coimbra abordadas na plataforma. Em 2021, foram apresentadas quatro rubricas: A Nossa UC, que tem como propósito dar a conhecer os serviços, os projetos, as iniciativas e outras atividades que fazem parte do universo UC; Como se Desenha uma Investigação, destinada a conversas com estudantes de mestrado e doutoramento da UC, para a partilha de projetos de investigação e conselhos para superar os desafios de produzir uma dissertação ou tese; Caminhos na UC, destinada a conhecer os percursos de docentes, investigadores, pessoal técnico e estudantes da UC; e O Quotidiano na UC, composta por perguntas e respostas que servem para esclarecer dúvidas sobre iniciativas e atividades que demarcam o quotidiano na UC.

Em 2022, estreou a rubrica Mulheres da UC na Ciência, um espaço de entrevista às docentes e investigadoras da Universidade de Coimbra. No ano 2023, nasce o espaço O que Vivi na UC que partilha contributos escritos na primeira pessoa, revelando momentos marcantes do percurso de cada pessoa na instituição.

Este ano, como referido anteriormente, estreia a rubrica À Procura de Respostas, criada para dar a conhecer os grandes projetos de investigação liderados pela Universidade de Coimbra, e a forma como procuram responder a grandes desafios societais. O primeiro episódio, sobre o projeto de investigação PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos, já está disponível.

Apesar de ser destinada à comunidade interna da Universidade de Coimbra, a plataforma é aberta a pessoas externas à UC, que podem também conhecer a história e os rostos da instituição.

De reforçar que toda a comunidade UC é convidada a participar na construção do projeto A Nossa UC, através da partilha de sugestões a partir de um formulário disponível na própria plataforma.

Conheça as rubricas disponíveis na plataforma “A Nossa UC”

Caminhos na UC
Dá a conhecer o percurso de docentes, investigadores, pessoal técnico e estudantes da Universidade de Coimbra, através de conversas próximas que abordam também temas relacionados com as áreas de interesse e de atuação dos entrevistados.

À Procura de Respostas
O que estão a tentar descobrir os cientistas da Universidade de Coimbra? Este espaço apresenta os grandes projetos de investigação da UC e a forma como procuram melhorar a vida das pessoas.

Mulheres da UC na Ciência
A rubrica dá a conhecer o percurso e o trabalho das investigadoras da Universidade de Coimbra de diversas áreas do saber.

O que Vivi na UC
Para a criação deste espaço, desafiamos a comunidade UC a partilhar as histórias que marcaram o percurso na Universidade de Coimbra, com a missão de desvendar vários momentos que espelham a história desta casa.

A Nossa UC: projetos e iniciativas da comunidade
Nesta rubrica parte-se à descoberta dos projetos e serviços da UC, assim como as pessoas que os integram e os espaços onde funcionam.

Centro do Conhecimento
Este espaço, que resulta de uma rubrica originalmente publicada na newsletter da Universidade de Coimbra, a UC Global, mostra alguns dos tesouros do valioso espólio da nossa Universidade.

Como se Desenha uma Investigação
Neste espaço conversamos com estudantes da UC sobre os seus percursos académicos e sobre os desafios de construir um projeto de investigação.

O Quotidiano na UC: perguntas e respostas
Esta secção serve para apoiar o esclarecimento de dúvidas sobre iniciativas e atividades que fazem parte do quotidiano da comunidade UC.