A noite da ciência está de volta

26 setembro, 2014≈ 4 mins de leitura

A Noite Europeia dos Investigadores está de regresso. Sob o tema Ciência Cidadã esta iniciativa quer celebrar a ciência e, ao mesmo tempo, aproximá-la dos cidadãos.

O Museu da Ciência, com a colaboração dos centros de investigação da Universidade de Coimbra , junta-se novamente a esta iniciativa da Comissão Europeia.

Para o Diretor do Museu da Ciência esta é “uma grande festa europeia, patrocinada pela Comissão Europeia, para que os investigadores contactem e divulguem a ciência que fazem de uma forma extraordinariamente informal”. Paulo Gama Mota refere ainda que em Coimbra “vamos ter mais de uma dezena de centros de investigação da Universidade de Coimbra, de várias áreas, que vão estar a colaborar e a apresentar as suas próprias experiências ou a falar sobre as suas investigações”.

Entre os centros de investigação vai estar o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), também parceiro desta iniciativa. Sara Amaral, do CNC, salienta que a Noite Europeia dos Investigadores “é uma oportunidade única dos nossos investigadores interagirem com a sociedade de várias formas, juntando o mundo artístico, o mundo científico e a sociedade”.

“é uma grande festa europeia para que os investigadores contactem e divulguem a ciência que fazem de uma forma extraordinariamente informal”

A Noite Europeia dos Investigadores vai ser marcada, entre outras atividades, por experiências interativas, pelo speed-dating (conversas curtas com os cientistas em ambiente informal), observações astronómicas, debates com os cientistas e uma peça de teatro.

“Fakelook” é o nome da peça de teatro encenada pela marionet que vai estrear dia 26 no Museu da Ciência. Neste palco os atores são cientistas. É o caso de Isabel Antunes, que adianta que a peça passa por “pegar no tema Ciência Cidadã e conjugar com toda a troca de informação que hoje em dia se faz”.

O mote Ciência Cidadã, tema para os próximos dois anos da Noite Europeia dos Investigadores, é um conceito inovador que pretende envolver o público geral em processos científicos. Rui Brito, do Socientize (projeto de Ciência Cidadã), afirma que “a ciência cidadã é uma forma ativa dos cidadãos puderem participar na execução de tarefas científicas, ajudando grupos científicos a obterem resultados por observações ou analisando resultados que são recolhidos por cientistas”.

Além do Museu da Ciência as atividades vão estender-se ao Rómulo – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra e ao Exploratório – Centro Ciência Viva.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida desde 2005 pela Comissão Europeia no âmbito das Ações Marie Curie. Acontece em várias cidades europeias na última sexta-feira de setembro e em 2015 vai ter lugar a 25 de setembro.

Mais informações sobre a Noite Europeia dos Investigadores

Noite Europeia dos Investigadores – Programação Coimbra