A história do ensino farmacêutico da Universidade de Coimbra em exposição no Arquivo

A exposição documental no âmbito do centenário da Faculdade de Farmácia fica patente durante todo o mês de maio na Sala D. João III do Arquivo da Universidade.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
05 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

A presidente do Núcleo de Estudantes de Farmácia, Marta Cordeiro, o diretor da FFUC, Fernando Ramos, o Reitor da UC, Amílcar Falcão, a diretora do Arquivo da UC, Cristina Freitas e o docente da FFUC, João Rui Pita.

© UC | Paulo Amaral

Em 1921, as escolas superiores de farmácia, como a escola de farmácia de Coimbra, fundada em 1836, passaram a faculdades. Mas a origem da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) é anterior à data. O documento que estabelece o curso de boticários em Coimbra, datado de 1772, é um dos marcos da exposição documental alusiva aos 100 anos da FFUC, agora inaugurada no Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC).

“Seleções documentais como esta são resultado de uma verdadeira magia, que designamos conhecimento”, acredita a diretora do Arquivo, Cristina Freitas. Na Sala D. João III é possível encontrar uma pequena parte do espólio, “desde pedidos e concessões para o exercício da profissão a documentos que transportam para a composição interna do curso, da biblioteca ou de laboratórios”, explica a diretora. Atravessando os painéis e mesas expositivos, encontramos ainda “insígnias, fotografias, planos e processos das obras de remodelação do edifício” da Faculdade.

“Estamos em plena comemoração do centenário e, de então para cá, a faculdade tem feito o seu trajeto e o seu crescimento”, sublinha João Rui Pita. De acordo com o docente, “a exposição dá a conhecer uma pequena parte da história da instituição”. “O AUC tem um espólio valiosíssimo, muito bem conservado” acrescenta João Rui Pita. Quem entra na exposição, tem a oportunidade de fazer “uma viagem no tempo, através de diferentes etapas do ensino na FFUC”. “São 100 anos da faculdade em quase 400 anos de história”, admite o docente.

Eis o que pode fazer:

Para os visitantes, é possível ainda olhar o catálogo da exposição. É, para o diretor da FFUC, Fernando Ramos, “um documento produzido juntamente com o Arquivo, e que será uma excelente forma de perpetuar a exposição”.

Uma faculdade “com um trajeto digno de registo”, referiu o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “O farmacêutico lida com o medicamento, mas é alguém com uma formação multidisciplinar”, oferecida pela FFUC, sublinhou o responsável. Amílcar Falcão acrescenta ainda que “a FFUC tem sabido relacionar-se, no seu percurso, não só com outras áreas do saber, como com a sociedade”. “Creio que esta exposição revela um pouco desta história que foi sendo feita e construída”, conclui.