A família e a criança no centro das 1.ªs Jornadas Técnicas da Rede Nacional de Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental

05 maio, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Num momento em que o país assiste a uma grande discussão em torno da proteção das crianças, a Rede Nacional de Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (ReNCAFAP), em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, vai promover nos dias 14 e 15 de maio, as 1ªs Jornadas Técnicas intituladas “Do (outro) lado da Família: (Des) Construir conceitos, estereótipos e relações”.

Dirigidas a profissionais e estudantes das áreas das ciências sociais e humanas, as Jornadas têm como objetivo a partilha e discussão de práticas e modelos de intervenção que se constituam como ferramentas úteis ao desenvolvimento do trabalho com famílias e crianças e jovens em risco.

Vão ser dois dias de trabalho, em torno da reflexão de temáticas como: a relação dos CAFAP com o Sistema de Promoção e Proteção: potencialidades e fragilidades; avaliação psicológica forense; parentalidade positiva; alienação parental; violência familiar; desafios à parentalidade; conjugalidade; família e escola; clientes (in)voluntários e o Sistema de promoção e proteção e a família.

A ReNCAFAP foi formalmente criada em Maio de 2009, encontra-se a ser dinamizada pelos CAFAP da ASAS – Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso, e é atualmente constituída por 40 CAFAP de norte a sul do país.

O evento vai realizar-se no Auditório da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), com inscrições limitadas até dia 8 de maio.

Para mais informações, consulte www.asassts.com ou o site da FPCEUC.