“A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação tem sabido agir de acordo com as exigências dos tempos”, afirma diretor na tomada de posse

António Gomes Ferreira assumiu cargo de diretor da FPCEUC para terceiro mandato (biénio 2019-2020) na Sala do Senado da UC.

10 setembro, 2019≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Com “a convicção de que nada se faz a partir do nada”, António Gomes Ferreira tomou posse para um terceiro mandato como diretor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) delineando “um percurso de continuidade do trabalho desenvolvido anteriormente, de modo a reforçar o contributo daqueles que se têm mostrado disponíveis para pensar e agir com os outros: docentes, investigadores, estudantes, técnicos”.

O diretor da FPCEUC alerta para a necessidade atual da UC “continuar a encontrar formas criativas de lidar com os diferentes espaços em que se encontra pela busca de caminhos divergentes que não sejam constrangidos por fórmulas únicas, dogmáticas ou restritivas de ciência”. Para o responsável, a Universidade “tem de saber dar espaço às suas unidades orgânicas de modo que possam enfrentar com responsabilidade e de forma adequada os desafios relacionados com os domínios científicos que abarcam”.

“É na cooperação que está o futuro”, reforça António Gomes Ferreira. “É fundamental cooperar para assumir um ensino de projeto, uma formação transdisciplinar e isso requer cooperação com Centros de Investigação e com Unidades Orgânicas que permitam oferecer os conhecimentos aprofundados adequados”, continua. De acordo com o diretor “a FPCEUC está bastante empenhada em continuar a incentivar iniciativas de cooperação internas e externas”.

No passado, a FPCEUC “sempre trabalhou bem o que tinha” e hoje, com a renovação de mandato do diretor António Gomes Ferreira, “tem alguns desafios pela frente”. O Reitor da UC, Amílcar Falcão, sublinhou o esforço conjunto que se vai fazer “para ter o melhor possível” e para que “a faculdade continue na trajetória ascendente de desempenho” que tem demonstrado nos últimos anos.

A cerimónia de tomada de posse de António Gomes Ferreira teve lugar na Sala do Senado da UC a 10 de setembro. O diretor da FPCEUC foi eleito por unanimidade, pela Assembleia da Faculdade, em julho passado, para um terceiro mandato (para o biénio 2019-2020).

Veja aqui algumas fotografias do evento:

Tomada de posse do Diretor da FPCEUC

Marta Costa e Karine Paniza