8 anos de Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

O centro nasceu a 24 de novembro de 2008, dia de aniversário do professor e poeta Rómulo de Carvalho e Dia Nacional da Cultura Científica.

22 novembro, 2016≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

O Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra vai celebrar 8 anos de existência a 24 de novembro.

Pelas 16h30 é inaugurada, a exposição intitulada “Vinte Anos. Vinte livros de Ciência para todos”, integrada nas comemorações dos 20 anos da Ciência Viva. Uma hora mais tarde, às 17h30, realiza-se o debate sobre “Ciência e Religião”, com a presença do Padre Tolentino de Mendonça sj, teólogo, e Nuno Camarneiro, professor, escritor, e engenheiro físico que frequentou o Departamento de Física em Coimbra para recentemente se revelar uma das vozes originais da literatura nacional. O debate vai ser moderado por Carlos Fiolhais, diretor do Rómulo.

Antes do debate terá lugar o já tradicional lanche com magusto, com início previsto para as 17 horas.

O Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra abriu portas a 24 de novembro de 2008, dia de aniversário do professor e poeta Rómulo de Carvalho e Dia Nacional da Cultura Científica. O centro está localizado no edifício do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Dos cerca de 3000 títulos iniciais, passou para mais de 24000 hoje, dos quais 16000 estão catalogados. Conta ainda com uma notável colecção de livros, revistas, CD e DVD sobre temas de ciência.

O Rómulo integra a rede de centros Ciência Viva espalhados pelo país e é palco de inúmeras atividades de cultura científica.