5.ª edição do concurso UC 3MT já tem vencedor

Diogo Teixeira Dias, estudante do doutoramento em Património Cultural e Museologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi o grande vencedor em 2024.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
09 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Com a tese “O ilhéu de Vila Franca do Campo: musealização de uma paisagem cultural”, Diogo José Teixeira Dias, estudante do Doutoramento em Património Cultural e Museologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC), convenceu o júri da competição em 2024 e foi considerado o vencedor da 5.ª edição da UC 3 Minutos de Tese (UC3MT).

A competição académica que desafia os estudantes a comunicar a tese em apenas três minutos viu a final, a decorrer na última sexta-feira 8 de março, no Pavilhão Centro de Portugal. Da Engenharia Mecânica à Enfermagem, da Psicologia à História de Arte, os 20 finalistas apresentaram as teses de doutoramento à comunidade para encontrar o representante da UC na terceira fase da competição internacional do Coimbra Group. Diogo Teixeira Dias foi o escolhido pelo júri.

Em segundo lugar ficou Diogo Lemos com a tese "Símbolos e Signos da arte portuguesa: o Paço das Escolas da Universidade de Coimbra" do doutoramento História da Arte da Faculdade de Letras da UC. Já no terceiro lugar do pódio, com a tese "Mental health at university: Development and testing of a brief internet-based Unified Protocol for Transdiagnostic Treatment of Emotional Disorders intervention for students in the transition to university" do doutoramento em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC ficou Maria Inês Caçador Vieira.

Reveja aqui a final do concurso UC 3MT 2024:

Eis o que pode fazer:

O presidente do júri do UC3MT e diretor do IIIUC, João Ramalho-Santos, recordou que o júri, composto por elementos internos e externos "dão uma perspetiva global da Universidade".

A competição, que vai já na 5.ª edição tem deixado todos na organização "muito orgulhosos", garante Ana Santos Carvalho, responsável da comunicação de ciência do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC. "É uma oportunidade fantástica de conhecer melhor do que está a ser investigado na Universidade e uma forma de deixar as primeiras sementes junto dos nossos estudantes de doutoramento para que se tornem investigadores preocupados pela forma como partilham a ciência que desenvolvemos com a sociedade", garante.

Saiba mais sobre o UC3MT em www.uc.pt/3mt/