28 instituições científicas publicam declaração reiterando a importância da liberdade académica e da cooperação para a saúde global
“Sem liberdade académica e uma cooperação internacional não podemos superar os desafios globais de saúde” é o mote central da publicação, subscrita pela Universidade de Coimbra.
Foi hoje publicada na Nature Medicine a declaração Academic freedom and meaningful international cooperation are needed to safeguard good health and well-being globally (A liberdade académica e a cooperação internacional são necessárias para salvaguardar a saúde e o bem-estar a nível global, em português) subscrita pelas 28 instituições científicas que integram a World Health Summit Academic Alliance (WHS Academic Alliance), entre elas a Universidade de Coimbra (UC).
“Sem liberdade académica e uma cooperação internacional não podemos superar os desafios globais de saúde” é o mote central desta publicação. Definir, respeitar e salvaguardar a liberdade académica; reforçar a colaboração internacional; e combater a desinformação e reconstruir a confiança na ciência são os princípios norteadores desta declaração, publicada no âmbito da Cimeira Mundial de Saúde, que decorreu entre 12 e 14 de outubro de 2025.
A UC esteve envolvida no comité de redação desta declaração desde o primeiro momento, através da participação e contributos do Embaixador Luís de Almeida Sampaio, na qualidade de membro do Comité Executivo da WHS Academic Alliance, que a Universidade de Coimbra e a Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra) integram por meio do consórcio Coimbra Health.
A declaração está disponível em www.nature.com/articles/s41591-025-04026-6.