25 de abril em Coimbra em exposição no Colégio da Graça

Exposição está patente até 1 de maio das 9 às 20 horas.

28 abril, 2016≈ 5 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

O Colégio da Graça, situado na Rua da Sofia, número 138, recebe até 1 de maio a exposição “25 de abril em Coimbra”. Composta por duas realizações, a iniciativa integra-se na 18.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, cujo tema é o Livro.

No exterior do Colégio da Graça, é possível acompanhar a primeira parte da exposição. Composta por um conjunto de composições fotográficas, da autoria de Didier Rougier com a direção de Susana Paiva, os trabalhos surgem no âmbito da edição de 2014 da Escola Informal de Fotografia de Coimbra. Na exposição, estabelece-se “uma justaposição criativa entre fotografias de algumas ações políticas realizadas em diversos locais públicos de Coimbra, no período do 25 de abril, e o mesmo espaço, revisitado 40 anos depois”, explica o diretor do centro de Documentação 25 de abril (CD25A), Rui Bebiano.

Ao tema da Semana Cultural da UC associámos-lhe o tema da Memória

Anexa a esta, no piso 1 do Colégio da Graça, “pode visitar-se uma mostra bibliográfica da edição política no período de 1974-1975 realizada a partir das coleções do CD25A”, acrescenta Rui Bebiano. Ao tema da Semana Cultural da UC “associámos-lhe o tema da Memória”, continua o diretor do CD25A. “Juntámos as duas realizações num evento que também se destina a evocar o 42.º aniversário da revolução do 25 de abril de 1974”, sublinha o responsável.

De acordo com Rui Bebiano, apesar de as novas instalações do CD25A no Colégio da Graça ainda não estarem disponíveis ao público, a exposição “pode ser vista como uma forma de proporcionar uma primeira aproximação do público interessado àquela que será a nossa nova casa”. “É também nossa intenção abrir o novo espaço à cidade e a um público interessado que não seja apenas o dos investigadores, estudantes e jornalistas”, adianta o diretor. “Este evento, ainda que essencialmente simbólico, é um primeiro passo nessa direção”, conclui.

A exposição e a mostra estão disponíveis até 1 de maio, todos os dias, entre as 9 e as 20 horas.

Descubra mais sobre a exposição “25 de abril em Coimbra”: