iMUNPACT: Fabricação de chips com microesferas tumorais para a descoberta de novas imunoterapias para o cancro do pâncreas

O adenocarcinoma pancreático (PANC) é um dos cancros mais mortíferos mundialmente, prevendo-se que, em 2030, seja a principal causa de morte por tumores, em Portugal.

O iMUNPACT propõe a criação de uma nova tecnologia baseada na bioengenharia de microesferas tumorais 3D (3D-METS) encapsuladas em chips microfluídicos para a descoberta e validação pré-clínica de novas imunoterapias para o tratamento do cancro do pâncreas.

A conceptualização da utilização de chips de microfluídica incluindo 3D-METS compostas por células obtidas de pacientes permitirá, pela primeira vez, recapitular em laboratório a patofisiologia dos tumores humanos e a sua interação com o sistema imunitário a nível laboratorial.

O design único proposto para estes chips permitirá avaliar imunoterapias expeditamente e à larga escala, numa só plataforma com elevada capacidade de translação e comercialização. Esta abordagem permitirá uma análise robusta do desempenho pré-clínico de novas imunoterapias e contribuirá para acelerar a sua validação e translação para estudos clínicos.

Investigador(a) responsável
VG

Vítor Manuel Abreu Gaspar