Gliorganoides - Desenvolvimento de organoides de glioblastoma para avaliação pré-clínica do efeito anti proliferativo do lactisole

O glioblastoma (GB) é um tumor cerebral de grau IV com extrema agressividade e capacidade invasiva. Tem uma incidência maior na faixa etária de 55 a 60 anos, sobretudo em homens, que apresentam mais 50% de casos que as mulheres. Atualmente o tratamento padrão para GB é ainda pouco eficaz e apenas estende a vida dos doentes cerca de 2-3 meses em comparação com os doentes não tratados.

Este cenário põe em evidência a necessidade da identificação de novos alvos terapêuticos e novas terapias para melhorar o prognóstico desta doença devastadora. Uma das grandes barreiras no estudo dos mecanismos do GB e na identificação de novas terapias é a falta de modelos pré-clínicos viáveis e fidedignos, capazes de mimetizar as características do GB nos humanos.

É, portanto, crucial desenvolver formas de identificar e testar novos fármacos para avaliar a sua eficácia e aumentar a sua translação para a clínica. Como tal, o Projeto Gliorganoides pretende responder a estas duas problemáticas através do desenvolvimento de um inovador modelo pré-clínico de GB e da avaliação do efeito terapêutico do lactisole neste modelo.

Investigador(a) responsável
CS

Cecília Reis Alves dos Santos