DEFEND - Gel vaginal para lesões cancerígenas causadas pelo vírus do Papiloma Humano

Os vírus do Papiloma Humano (HPV, do inglês “Human Papiloma Virus”) de alto risco são a principal causa das lesões cancerígenas do colo do útero e têm uma elevada incidência em todo o mundo. O caráter silencioso desta infeção, assintomática na maioria dos casos, não permite o diagnóstico precoce. Na ausência de opções terapêuticas, as lesões induzidas pelos HPVs podem evoluir para cancro, nomeadamente, cancro do colo do útero.

No caso de lesões pré-cancerígenas, as opções terapêuticas são a excisão ou a ablação do tecido lesionado, no entanto, observam-se índices elevados de recidiva devido à dificuldade de irradicação do vírus. As vacinas contra os HPVs de alto risco têm elevada eficácia na prevenção da infeção e no desenvolvimento do cancro invasivo, porém são profiláticas e não apresentam eficácia terapêutica em mulheres infetadas.

O problema que se pretende abordar é a infeção persistente e as lesões pré-cancerígenas provocadas pelos HPVs de alto risco, as quais podem evoluir para cancros do colo do útero invasivos nas mulheres. Prevê-se que cerca de 85 % da população adulta será infetada ao longo da sua vida pelo vírus do HPV, sendo assim urgente desenvolver um tratamento eficiente para as mulheres já infetadas. Idealmente, o tratamento deverá eliminar o vírus nos estagios iniciais da infeção, mesmo quando este ainda está presente na forma latente.

Investigador(a) responsável
CC