Eucalyptus - TiO2 - Valorização da madeira de Eucalyptus globulus através do tratamento com dióxido de titânio

O Eucalyptus globulus é atualmente a espécie mais representativa da floresta portuguesa, em termos de área plantada, desempenhando um papel relevante na economia nacional.

Contudo, na indústria da madeira serrada, o eucalipto ainda não participa de forma relevante devido, principalmente, à dificuldade de aplicação de tratamentos químicos.

Assim, com vista a valorização deste tipo de madeira, propõe-se um projeto para testar a capacidade de Impregnação sob Pressão e Vácuo (IPV) com TiO2. É expectável que este projeto contribua para o desenvolvimento de um tratamento químico inovador e sustentável.

O projeto está a ser executado por uma equipa multidisciplinar de investigadores do Itecons, com conhecimentos vastos na área do desenvolvimento de novos materiais sustentáveis. A empresa Toscca, sediada na região Centro de Portugal, e com longa experiência no fabrico e comercialização de soluções de madeira tem disponibilizado uma unidade piloto para a realização dos testes de IPV.

Investigador(a) responsável
JA