TECHTUR DEU A CONHECER PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DO TURISMO INCLUSIVO

A TECHTUR: MOSTRA DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM TURISMO, promovida pelo Politécnico da Guarda , no passado dia 28 de abril, deu a conhecer os projetos de investigação desenvolvidos na área do turismo inclusivo e permitiu auscultar as necessidades das empresas.

15 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

O evento, que teve lugar na Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, foi promovido com o objetivo de melhorar as experiências turísticas de pessoas com deficiência nas regiões do Interior, facilitando a sua mobilidade nas zonas montanhosas e aumentando a sua autonomia nos restaurantes.

Na iniciativa, que reuniu centros de investigação, instituições de ensino superior e empresas da região Centro, foram apresentados alguns projetos inovadores, tais como uma cadeira de rodas todo-o-terreno, um andarilho inteligente com sensores e um menu digital para invisuais.

A programação da TechTur contou com duas palestras: “O mercado de trabalho no Turismo”, com a comunicação de Carlos Costa, professor na Universidade de Aveiro, e “Turismo acessível e inclusivo”, com o orador Nuno Leal da Associação Acessible Portugal e Tur4All. E, ainda, dois Think Tanks dedicados à “Inovação na produção, distribuição e comercialização no turismo” e à “Acessibilidade e inclusão no turismo”. As iniciativas foram moderadas, respetivamente, por Maria José Silva fundadora da RAVT e ZENTravel, e por Eugénia Deville, docente do Politécnico de Coimbra.

O evento enquadra-se nas atividades do INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO, um projeto liderado pela Universidade de Coimbra cofinanciado pelo CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.