JORNADAS C-MADE APROXIMARAM AS EMPRESAS E ASSOCIAÇÕES DOS INVESTIGADORES

As Jornadas de sensibilização “Ciência Aberta em Co-criação com a Comunidade”, promovidas pelo Centro de Investigação de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior (C-MADE), aconteceram no passado dia 15 de dezembro, na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, e tiveram como objetivo dar resposta aos principais desafios do setor da construção sustentável.

19 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

As Jornadas tiveram início pelas 10h00, com a Sessão de Abertura que contou com a participação da Secretária de Estado para o Desenvolvimento Territorial, Isabel Ferreira, do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, do Vice-Reitor para a Inovação, Transferência de Tecnologia e Universidade Digital da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, João Barroso, da Vice-reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento da UBI, Sílvia Socorro, e do Coordenador do C-MADE, João Castro Gomes.

Posteriormente, seguiram-se as apresentações em formato “Elevator Pitch”, nas quais investigadores e empresas trocaram experiências relacionados a projetos inovadores e sustentáveis na área de engenharia civil e afins.

No período da tarde, tiveram lugar as “Small Talks”, que aproximaram as empresas e associações dos investigadores, com intuito de potencializar a valorização e a transferência de conhecimentos e resultados de atividades de inovação e desenvolvimento para a economia regional. Empresários e investigadores trocaram experiências e ideias aproximando o conhecimento científico das necessidades do mercado.

Para encerrar o evento, Luísa Nunes protagonizou a “Inspirational invited talk”, na qual relacionou o tema do Biomimetismo aos processos do dia-a-dia e de Engenharia, inspirando os participantes a encontrarem novas formas de visualizarem soluções para problemas complexos e de interesse global.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA

Esta iniciativa está enquadrada nas atividades do INOVC +: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO, um projeto liderado pela Universidade de Coimbra cofinanciado pelo CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.