/ Pessoas

Conselho Consultivo Externo

O Conselho Consultivo Externo inclui membros especialistas em Avaliação da Investigação, Integridade da Investigação e Investigação Responsável que desenvolveram ferramentas de treino ou implementaram critérios de avaliação relacionados nas suas instituições.

O seu papel consiste em partilhar conhecimentos especializados adicionais e perspectivas de outras instituições, apoiando o Conselho Consultivo Local e a Equipa do Projecto na implementação do programa, sugerindo estratégias, recursos relevantes e dando aconselhamento sobre resolução de problemas, permitindo ao mesmo tempo que o Conselho Local preserve a sua autonomia e tome decisões que funcionem para a comunidade da UC.

Bruno Béu

FCT | Portugal

Bruno Béu é licenciado e doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa, tendo desenvolvido atividades de investigação e ensino nas áreas da filosofia da linguagem, literatura, estética e linguística. Integrou o Gabinete de Avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) como Responsável Científico Sénior para a área das Humanidades e Ciências Sociais e é atualmente assessor do Conselho Diretivo da FCT nas áreas da estratégia e da avaliação pelos pares, tendo contribuído para a conceção de novos programas da FCT e respectivos processos de avaliação. É também o diretor do novo programa Conselho Europeu de Investigação (ERC) - Portugal; é o delegado nacional nomeado para a configuração ERC do Comité do Programa Horizonte Europa; é o delegado nacional nomeado para o Comité de Política Científica e Tecnológica da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE); e o perito nacional nomeado para acompanhar a implementação da Ação 3 do Espaço Europeu de Investigação (ERA), dedicada à reforma do sistema de avaliação. É Co-Chair do recentemente criado Capítulo Nacional Portugal da Coligação para o Avanço da Avaliação da Investigação (CNP-CoARA), colaborando nas várias áreas do processo de reforma da avaliação da investigação em Portugal.

Matthew Lucas

SSHRC | Canada

Matthew Lucas entrou para o Conselho de Investigação em Ciências Sociais e Humanas (SSHRC) em setembro de 2015 como Diretor Executivo, Estratégia Corporativa e Desempenho, e tem experiência em ciência, tecnologia e política de inovação. Antes, Matthew trabalhou na Industry Canada, onde ocupou vários cargos, incluindo o de Conselheiro Sénior de Políticas para o Secretariado do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o de Conselheiro Departamental para o Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia. Matthew obteve o seu doutoramento na Universidade de Toronto em 2005.

Miriam Kip

BIH QUEST Charité Universitätsmedizin Berlin | Germany

Miriam Kip é atualmente líder do grupo de investigação Incentivos e Avaliação da Investigação Responsável, no Centro QUEST para a Investigação Responsável, Instituto de Saúde de Berlim (BIH), Charité Universitätsmedizin Berlin. É também a representante da Coligação para o Avanço da Avaliação da Investigação (CoARA) do Charité e do BIH, e presidente do grupo de trabalho da CoARA Supporting the alignment of research assessment systems with CoARA in biomedical disciplines through administrative reforms and governance. Anteriormente, foi Consultora Sénior de Investigação em Cuidados de Saúde no IGES Institut GmbH. Foi investigadora na Faculdade de Medicina da Universidade Otto-von-Guericke e residente na Charité Universitätsmedizin Berlin. Tem um doutoramento (Dr. med.) em Anestesiologia e é doutorada em Medicina (M.D.) pela Charité Universitätsmedizin Berlin. Tem também um mestrado em Saúde Pública Global pela Universidade de Nova Iorque.

Natalie Evans

Amsterdam UMC | The Netherlands

Natalie Evans é Cientista Social Sénior e Professora Auxiliar no Departamento de Ética, Direito e Humanidades Médicas do Instituto de Saúde Pública de Amesterdão, Amsterdam UMC. É co-fundadora da Embassy of Good Science e dirige o Programa de Integridade da Investigação no seu Departamento. É especialista em integridade da investigação, ética da investigação, envelhecimento e vida adulta, saúde pública e saúde global, e tem formação em saúde pública e antropologia. Recentemente, liderou atividades de envolvimento das partes interessadas para os projetos PREPARED e ENTIRE, e o desenvolvimento de atividades de formação para o projeto RE4GREEN. Foi a coordenadora científica do projeto VIRT2UE, um programa de integridade da investigação na perspetiva da ética das virtudes, que deu formação a formadores e investigadores na Europa, África e América do Norte.

Tamarinde Haven

Tilburg University | The Netherlands

Tamarinde Haven é professora assistente de Metodologia de Investigação em Ciências do Comportamento Social na Universidade de Tilburg, Países Baixos. Tem uma bolsa VENI da NWO para investigar como a supervisão responsável de candidatos a doutoramento pode promover a integridade na investigação. Foi bolseira Rubicon quando trabalhou na Universidade de Aarhus (Danish Centre for Studies in Research and Research Policy) e pós-doutorada no Instituto de Saúde de Berlim, QUEST Center for Transforming Biomedical Research, na Charité Universitätsmedizin Berlin, onde realizou estudos sobre supervisão responsável. Tamarinde tem um bacharelato (B.Sc.) em psicologia pela Universidade de Groningen, um mestrado (M.Sc.) em Epidemiologia pela Vrije Universiteit Amsterdam e um mestrado (M.Sc.) em Mind, Language and Embodied Cognition (Psicologia) pela Universidade de Edimburgo. A sua tese de doutoramento (cum laude) (Ph.D.) da Vrije Universiteit Amsterdam centrou-se na investigação de um clima de investigação responsável para a integridade.