A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) Coimbra chega mais uma vez à Figueira da Foz.

O foco para 2024 centra-se nos 130 anos do Museu Municipal Santos Rocha, preenchendo este período de visita com atividades em áreas tão diversas como a museologia, conservação, restauro, investigação na área das ciências humanas e sociais, arqueologia, antropologia, entre outras, procurando assim dar a conhecer ao público o que está por trás da vitrine, percorrendo-se assim um Roteiro Científico do Museu Municipal.

Foi lançado o desafio aos colaboradores do Museu Municipal de revelar parte do trabalho que é desenvolvido em gabinete, laboratório e oficina, prevendo-se ainda a intervenção de investigadores e colaboradores externos que, de alguma forma tenham colaborado, por exemplo, no restauro de objetos museológicos ou na realização de trabalhos arqueológicos.

Finalmente, foram ainda incluídas as participações de elementos afetos ao Núcleo Museológico do Mar e do Sal, com a exploração de alguns elementos do acervo museológico.

A Figueira da Foz, através do Município, adere desta forma à NEI 2024, integrando desta forma as suas atividades com a programação geral do consórcio nacional que organiza a iniciativa, em particular a Universidade de Coimbra.

Roteiro Científico do Museu Municipal Santos Rocha

Alguns temas em destaque:

  • Conservar para quê?
  • Porque é que a Arqueologia é importante?
  • Entre Ídolos e Manipansos
  • Estudo das populações do passado para a sustentabilidade do futuro
  • Conchas Curiosas