MarieCurie@UC

As ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) apoiam investigadores/as em todos os campos científicos e de qualquer nacionalidade.

Na Universidade de Coimbra, acreditamos que, ao receber investigadores/as doutorados/as de alta qualidade através das bolsas MSCA Postdoctoral Fellowships e ao capacitar as Unidades I&D da UC para candidaturas bem sucedidas, iremos fortalecer a investigação na UC.

Se é investigador/a doutorado/a e está interessado/a em candidatar-se a uma Bolsa de Pós-doutoramento Marie Skłodowska-Curie (MSCA-PF) na Universidade de Coimbra, recomendamos que consulte a lista de unidades I&D da UC e respetivos pontos de contato receptivos a acolher propostas. Encontre um/a investigador/a na área em que pretende desenvolver a sua investigação para supervisionar a sua Bolsa para construírem a candidatura em conjunto.

Objetivos principais desta Bolsas de Pós-doutoramento:

  • Fomentar a excelência através da implementação de projeto de investigação;
  • Aumentar o potencial criativo e inovador de investigadores/as doutorados/as (incluindo formação em competências transferíveis e desenvolvimento de carreira);
  • Foco na mobilidade 3i (internacional, inter-sectorial, interdisciplinar);
  • Pontes com e exposição ao sector não-académico.

Está a planear candidatar-se ao programa Marie Skłodowska-Curie Postdoctoral Fellowships (MSCA PF)?

Uma MSCA PF pode ser um grande incentivo para a sua carreira se estiver à procura de uma Fellowship de prestígio que lhe permite realizar investigação independente.

Este ano, deverão ser atribuídos 417 milhões de euros na call MSCA-2024-PF. Para ser elegível, deve estar na posse de um doutoramento à data de candidatura e ter até 8 anos de experiência de investigação após o doutoramento. Este período inclui as seguintes excepções: interrupções de carreira, trabalho fora da investigação e investigação fora da Europa para a reintegração de investigadores/as. Além disso, a regra da mobilidade exige que o/a candidato/a esteja estabelecido/a nos Estados Membros da UE ou Países Associados e não tenha residido em Portugal durante mais de 12 meses nos 36 meses anteriores ao prazo do concurso para ser elegível.

Pode candidatar-se a uma Bolsa Europeia (12 - 24 meses) ou a uma Bolsa Global (24 - 36 meses, em que 12 - 24 meses são a fase de saída da Bolsa + 12 meses de fase de regresso na Europa), com a possibilidade de prosseguir destacamentos intersectoriais em todo o mundo (até 1/3 da duração da bolsa). Além disso, pode propor uma colocação adicional de até 6 meses numa organização europeia não académica no final com os custos cobertos pela Bolsa.

Junte-se à MarieCurie@UC

Mais informação: nae@uc.pt ou +351 239 247 808.