Em 2025, neste dia 11 de fevereiro, celebra-se o décimo aniverário do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.

Celebrar a ciência e a tecnologia é também promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres e das raparigas que dão um contributo crucial para o desenvolvimento económico e social do mundo. Neste dia Internacional para as Mulheres e Raparigas na Ciência, o Instituto de Investigação Interdisicplinar da Universidade de Coimbra através do Projeto Europeu INCLUDE continua a promover ações de combate ao fosso entre géneros nas disciplinas científicas, tecnológicas, de engenharia e matemáticas (STEM) e a participação das mulheres e das raparigas na educação, e formação, bem como no acesso das mulheres ao pleno emprego e ao trabalho digno. Superar o fosso entre géneros na Ciência implica promover programas e projetos que fomentem ambientes inclusivos através de políticas e ações que promovam a diversidade e a equidade e quebrem esteriótipos, pois as mulheres e as raparigas continuam a enfrentar barreiras e preconceitos quando pretendem seguir carreiras científicas.

Estamos, por isso, totalmente alinhados com as Nações Unidas que afirmam que as “Mulheres e as raparigas pertencem à Ciência e a sua inclusão promove a Inovação”.

Pode saber mais sobre este tema em: https://www.un.org/en/observances/women-and-girls-in-science-day/