Vencedores da 3.ª edição dos Prémios Semente de Investigação interdisciplinar conhecidos

22 abril, 2022≈ 3 mins de leitura

Já são conhecidos os cinco projetos vencedores da 3.ª edição dos Prémios Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Os galardões pretendem ser um "reforço da investigação interdisciplinar, promovendo a formação de equipas multidisciplinares, com a expectativa de que estes prémios semente sejam um impulso relevante para projetos maiores e com colaborações científicas internacionais", explica a Vice-Reitora para a Investigação da UC, Cláudia Cavadas. A 3.ª edição contou com 40 candidaturas de equipas de 27 Unidades de Investigação da UC, que foram apreciadas por um júri de 60 elementos.

Os responsáveis apresentaram as linhas gerais dos projetos, que estão alinhados com as cinco áreas estratégicas da UC – Saúde; Clima, Energia e Mobilidade; Recursos naturais, Agroalimentar e Ambiente; Digital, Indústria e Espaço; e Património, Cultura e Sociedade inclusiva. Ao dar "liderança a recém-doutorados", a intenção dos prémios passa ainda por "promover maior autonomia às investigadoras e aos investigadores responsáveis para liderarem os seus próprios projetos, promovendo que a constituição da equipa fosse independente da equipa de supervisão da tese de doutoramento", acrescenta Cláudia Cavadas.

O Reitor deixou ainda uma nota de "felicidade por ver a promoção das áreas estratégicas e da produção de conhecimento interdisciplinar". Reconhecendo a interdisciplinaridade como sendo "o futuro", Amílcar Falcão acredita que "estes prémios vêm agitar as águas". Recorde-se que um dos critérios de avaliação e elegilibidade do concurso foi a multidisciplinaridade das equipas, recorda Cláudia Cavadas, o que promove "partilha de ideias, de metodologias entre investigadores e investigadoras na UC de diferentes áreas científicas".

"Aguardamos que estes projetos possam florescer, criar raízes a partir desta semente inicial, e vir a criar impacto na sociedade num futuro próximo", sublinha a Vice-Reitora para a Investigação, Cláudia Cavadas.

A 3.ª edição dos prémios foi lançada em fevereiro e contam com o apoio da Fundação Santander Portugal, através do Santander Universidades. Saiba mais sobre os Prémios Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar da Universidade de Coimbra aqui.

Ver notícia na íntegra aqui.