SAFE-TEX | IR: Fábio Ferreira
Projeto Vencedor 2025

O projeto SAFE-TEX desenvolverá têxteis de alta tecnologia com propriedades antimicrobianas e antivirais avançadas para ajudar a prevenir infeções em hospitais e no dia a dia. Utilizando tecnologia de ponta, esses têxteis oferecerão proteção extra, garantindo também a sustentabilidade ambiental. Liderado por investigadores da Universidade de Coimbra, o SAFE-TEX contribuirá para um futuro mais saudável e seguro para todos.

Pitch do projeto

ELEANA | IR: Joana Guedes
Projeto Vencedor 2024

Indivíduos com alergias têm até 50% maior probabilidade de serem diagnosticados com Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA). ELEANA é um estudo clínico prospetivo com o objetivo de desenvolver um algoritmo com base em “machine learning” para ajudar prever a probabilidade de uma criança vir a desenvolver PHDA com base em dados clínicos, laboratoriais e ambientais.

Pitch do projeto

VIDA | IR: Mónica da Rocha Zuzarte
Projeto Vencedor 2023

O projeto VIDA aposta no aproveitamento de desperdícios alimentares para a obtenção de vesículas com potencial aplicação na saúde, nomeadamente no desenvolvimento de estratégias inovadoras de entrega de fármacos dentro da célula.

(Less)PlasticBrain | IR: Catarina Sofia Oliveira Miranda
Projeto Vencedor 2022

(Less)PlasticBrain apresentado pela investigadora Catarina Miranda. Este projeto pretende substituir os aditivos plásticos ou plastificantes, que são compostos altamente tóxicos que são adicionados aos plásticos e que migram para o meio ambiente, contaminando toda a natureza. Para pretendem testar novos aditivos biodegradáveis e inócuos ao ser humano e ambiente utilizando modelos matemáticos e modelos de cérebro humano.

Pitch do projeto

NeuroCompute | IR: Catarina Morais Seabra
Projeto Vencedor 2021

"NeuroCompute: Exploring the missing link between neuronal primary cilia dysfunction and neurophysiological properties using brain organoids and computational modelling" apresentado por Catarina Morais Seabra do Centro de Inovação Biomédica e Biotecnológica.

Este projeto promove o desenvolvimento de um novo modelo de estudo (organoides celulares) para doenças do neurodesenvolvimento, como é o caso das doenças do espetro do autismo. O trabalho desta equipa permitirá, assim, um conhecimento mais aprofundado destas doenças, reduzindo o seu impacto social e económico.

Pitch do projecto

BioHab | IR: Marco Simões
Projeto Vencedor 2020

“BioHab – a biofeedback solution for cognitive training systems” apresentado por
Marco Simões do DEI/FCTUC.

Resumo do Projecto

Pitch do projecto