O projecto “Estratégias para a conservação do património museológico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra” foi uma das dez iniciativas premiadas pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC), através do programa “Promoção da Cultura Científica 2022”.

Esta iniciativa é composta por Conversas sobre o património do Museu da Ciência, Visitas as novas reservas museológicas situadas no edifício do Colégio de Jesus e Workshops.

PROGRAMA - 19 DE NOVEMBRO

10H00 - Abertura do ciclo / moderação | Paulo Trincão (MCUC)

10H30 - “As colecções do MCUC: A diversidade de materiais e a sua preservação” | Gilberto Pereira (MCUC, CFisUC)

11H00 - Coffee break

11H30 - "O ambiente interior do MCUC: As condições higrotérmicas para a preservação das coleções" | Nuno Saraiva (LAETA/ADAI)

12H00 - “O processo de desinfestação por anoxia: algumas considerações da experiência no MCUC” | Luísa Dias Pereira (LAETA/ADAI)

12H30 – Almoço livre

14H00 - “A vida escondida no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra” | Ana Cristina Rufino (MCUC, CEF)

14H30 - “Fungicidal effects of essential oils in low oxygen environments. An innovative approach to heritage conservation” | Nuno Mesquita (CEF)

15H00 - Debate

16H00 - Coffee break

16H30 - Visitas as novas reservas no edifício do Colégio de Jesus e a câmara de anóxia. A visita será guiada pelos conservadores do Museu: Ana Cristina Rufino, Ana Cristina Tavares, Carla Coimbra, Gilberto Pereira

As inscrições para as visitas são limitadas. (enviar email para Gilberto Pereira: ggpereira@ci.uc.pt)

PROGRAMA - 26 DE NOVEMBRO

10H00 - Workshop I: “A identificação de materiais. As suas singularidades” | Gilberto Pereira

Neste workshop pretendemos dar a conhecer inúmeros materiais; quais as técnicas instrumentais de análise para a sua correcta distinção e salientar algumas problemáticas associadas a existência destes materiais ou a sua utilização em contexto museológico.

11H00 - Coffee break

11H30 - Workshop II: “Bases para identificação dos principais grupos de pragas que ocorrerem no interior de edifícios” | Ana Cristina Rufino
Este workshop tem como objetivo transmitir noções básicas de Entomologia (estudo dos insectos). Apresentação de grupos de animais que podem ser pragas no interior dos edifícios (casas e museus). Identificação das principais pragas encontradas nos museus.
As inscrições para os workshops são limitadas a um máximo de 10 pessoas.(enviar email para Gilberto Pereira: ggpereira@ci.uc.pt)

MAIS INFORMAÇÕES

Local: Anfiteatro do Laboratório Chimico

Entrada livre para o ciclo de conversas. Inscrição obrigatória para as Visitas e os Workshops.

Apoio:
- Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC)

Unidades de I&D da UC envolvidas:
- Centro de Ecologia Funcional (CEF)
- Centro de Física da Universidade de Coimbra (CFisUC)
- Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA) / Associação para o
Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI)