Objetivo geral

Pretende-se, através de ferramentas práticas, desenvolver competências para a integração da dimensão de género na investigação em diferentes áreas científicas, promovendo a excelência académica e alinhando a investigação básica e aplicada conduzida na UC com as agendas de política e financiamento à investigação.

Metodologia

A oficina combina a exposição de conteúdos e o envolvimento coletivo na discussão com a utilização de métodos ativos e colaborativos, privilegiando-se a participação ativa dos/as docentes/investigadores, por forma a potenciar um processo de aprendizagem reflexivo promotor do reforço de competências para a integração das questões de género (a partir de uma perspetiva interseccional), nas práticas académicas. Para o efeito, além da exposição de contributos concetuais, privilegia-se a análise de casos práticos de integração da perspetiva de género em diferentes áreas científicas através de metodologias participativas (estudos de caso, grupos de trabalho, brainstorming)

Mónica Lopes

Facilitadoras

Pâmela Aguiar

Público-alvo

• Investigadores e investigadoras doutorados e doutoradas com integração/acolhimento na UC
  • Estudantes de doutoramento da UC

O workshop será ministrado em Português

7 horas (2 sessões de 3,5 horas) + Coffee Break

Data e horário

19 e 20 de setembro, entre às 9:30 e às 13:15

Local

Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (iiiUC), Casa Costa Alemão, Polo 2

Esta formação é gratuita, porém com inscrição obrigatória.

As inscrições devem ser feitas até ao dia 15 de setembro neste link.

O programa da formação está disponível abaixo.

Programa 3.ª Edição