A primeira sessão do ano letivo 2022/2023 das Formações iiiUC: Ferramentas de apoio à Investigação, é dedicada ao tema GoTriple: Plataforma de descoberta e serviços inovadores para as Ciências Sociais e Humanidades. Esta formação iiiUC decorre no âmbito da Semana Internacional do Acesso Aberto.

Esta sessão pretende dar a conhecer a plataforma GoTriple e orientar os/as investigadores/as na sua utilização, quer na criação de perfis, e introdução da sua investigação na plataforma, quer na procura e disponibilização de recursos e pesquisa de colaborações na sua língua nativa. Esta sessão será apresentada por Lorena Caliman, Ciência Aberta UC.

O projeto TRIPLE, integrado pela UC no âmbito dos projetos de Ciência Aberta desde outubro de 2019, está a desenvolver uma plataforma de descoberta dedicada às Ciências Sociais e Humanidades. A plataforma GoTriple é o serviço de descoberta da Infraestrutura de Investigação europeia OPERAS. Esta plataforma incorpora serviços inovadores para fomentar a investigação interdisciplinar, reforçar a colaboração científica e promover os resultados dos/as cientistas na sociedade civil. A GoTriple recolhe, em 10 línguas diferentes (croata, inglês, francês, alemão, grego, italiano, polaco, espanhol, português e ucraniano), três tipos de dados:

• publicações e conjuntos de dados
  • perfis de investigadores/as
  • projetos de investigação.

A plataforma já inclui mais de 4 milhões de publicações e conjuntos de dados, provenientes dos principais agregadores europeus e repositórios locais. Sendo a Universidade de Coimbra o nó nacional do OPERAS em Portugal, esta formação vem trazer para a sua comunidade académica um conhecimento mais amplo sobre esta oportunidade.

Esta formação irá decorrer no próximo dia 25 de outubro, às 11h00.

Este evento do iiiUC é online, em português e aberto a toda a Comunidade da Universidade de Coimbra.