A segunda sessão do ano letivo 2022/2023 das Formações iiiUC: Ferramentas de apoio à Investigação, é dedicada ao Estudo Geral 2.0: um destino para os resultados da sua investigação. A sessão será conduzida por Ana Miguéis da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Esta sessão pretende dar a conhecer o Estudo Geral, o repositório digital da Universidade de Coimbra, numa perspetiva dirigida aos/às investigadores/as.

As questões centrais a que se procurará dar resposta são:

• O que é o Estudo Geral?
  • Para que me serve esta ferramenta?
  • Que benefícios resultam da sua utilização?

Torna-se urgente conhecer e utilizar as ferramentas que a Universidade de Coimbra coloca à disposição dos seus membros, em particular dos/as seus/suas investigadores/as, como é o caso do Estudo Geral. O Estudo Geral é o repositório digital da Universidade de Coimbra que foi constituído com o objetivo de preservar, divulgar e dar acesso à produção cientifica da UC, aumentando a sua visibilidade e a dos/as seus/suas investigadores/as. Conta com mais de 53 000 documentos depositados, está integrado no RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) e tem sido objeto de algumas melhorias e novas funcionalidades, assegurando sempre a interoperabilidade com outros sistemas.

Ao longo desta sessão faremos uma apresentação do Estudo Geral, enfatizando as sua componentes mais recentes e abordando aspetos da utilização desta ferramenta:

• Cumprimento de políticas de Acesso Aberto
  • Estrutura e organização
  • Processos de depósito
  • Geração de indicadores
  • Preenchimento de perfis de investigador
  • Utilização de outros identificadores
  • Associação a centros de investigação
  • Associação a projetos

Esperamos, no final, ter contribuído para a afirmação da importância do repositório digital Estudo Geral na disseminação da investigação científica realizada pela UC, e na visibilidade dos/as seus/suas investigadores/as enquanto membros ativos dessa dinâmica.

A formação decorre no próximo dia 22 de novembro, terça-feira, pelas 14h30 e estende-se até às 16h00.

Este evento do iiiUC é online, em português e aberto a toda a Comunidade da Universidade de Coimbra.