Apoio de Gestores de Ciência | Área Ciências Sociais

As Formações iiiUC estão de volta! Desta vez, iniciam com as Formações de Apoio a Gestores de Ciência da UC.

A edição de janeiro é dedicada à plataforma InCites: Promoção do impacto das atividades desenvolvidas numa Unidade de I&D, e será conduzida por Susana Jarmelo, do Gabinete de Promoção da Qualidade da Universidade de Coimbra.

Esta formação será duas sessões:

• 25 janeiro: Gestores da Área das Ciências Naturais
  • 31 janeiro: Gestores da Área das Ciências Sociais

Este evento do iiiUC é online, em português e aberto a toda a comunidade UC.

Esta formação com cariz hands-on, tem como objetivos:

♦ Mostrar as potencialidades das ferramentas de base bibliográfica e bibliométrica disponibilizadas pela Universidade de Coimbra (UC) a toda a comunidade académica; nomeadamente, a base de dados (BD) bibliográfica Web of Science (WoS) e o respetivo programa de métricas InCites – Clarivate Analytics (CA), ao qual se vai dedicar grande parte do tempo do workshop, bem como a BD Scopus – Elsevier. Incentivar os gestores de ciência das unidades de i&d a usar estas ferramentas.

♦ Alertar sobre a necessidade de disponibilização no repositório institucional (RI) da UC, Estudo Geral, toda a produção científica da unidade de i&d, em particular a que se encontra fora das BDs comerciais (WoS e/ou Scopus).

♦ Refletir sobre a importância de recolher e monitorizar novos indicadores (altmetrics), nomeadamente indicadores sociais relacionados com a qualidade de vida e sustentabilidade, que possam beneficiar tanto a ciência como a sociedade. Os indicadores altmetrics podem refletir uma dimensão complementar do desempenho da investigação. O aparecimento destes está a causar uma grande transformação na avaliação da investigação, uma vez que introduzem uma nova perspetiva sobre a atividade de investigação, relacionando o impacto da investigação e a competência social.

♦ Salientar a importância de conhecer a metodologia de avaliação da investigação por parte de diferentes estruturas: FCT; A3ES; Rankings Mundiais Universitários, de forma a poder melhorar o desempenho da UC.

♦ Sensibilizar para a importância do Sistema de Gestão da UC (SG.UC) na promoção da gestão da qualidade na investigação. A UC tem vindo a desenvolver um sistema interno de garantia da qualidade, transversal a todas as áreas de atuação, que suporta a gestão global da instituição, promovendo o alinhamento dos processos de planeamento, monitorização, avaliação, análise e melhoria das atividades desenvolvidas, com o objetivo de produzir informação de apoio à tomada de decisão, contribuindo assim para a promoção de uma cultura de qualidade de excelência da instituição e satisfação global das diferentes partes interessadas.

Aqui