Momento de Escrita | Espaço Silencioso para escrita no iiiUC

Público-alvo: Doutorandas e Doutorandos do iiiUC

Evento presencial

Inscrições abertas aqui

Calendário

  • 16 janeiro
  • 23 janeiro
  • 6 fevereiro
  • 27 fevereiro
  • 6 março
  • 20 março
  • 17 abril
  • 8 maio
  • 22 maio

Horário: 9h30- 17h00

Nº de vagas: 10 estudantes

Local: Instituto de Investigação Interdisciplinar | Casa Costa Alemão, R. Dom Francisco de Lemos, 3030-789 Coimbra.

Breve descrição

O IIIUC pretende disponibilizar aos seus doutorandos/as um espaço regular calmo e silencioso para a escrita. E, como tal, irá fazer uma sessão-piloto deste momento dedicado à escrita no dia 14 de dezembro para os doutorando/as dos seus Programas Doutorais.

Neste dia os/as doutorandos/as serão convidados/as a escrever em conjunto num ambiente contido e de apoio de pares. Seguido a metodologia dos retiro estruturado de escrita, pretende-se aumentar a motivação para a escrita, ajudar a lidar com a pressão para a publicação, e diminuir o isolamento social que caracteriza o percurso da/o doutorando/a. A sessão não será acompanhada, cabendo a cada participante gerir o seu tempo de escrita.

Para orientar o dia de escrita, os/as doutorandos/as devem:

  • fazer um projecto definido de escrita em que pretende trabalhar nesse dia (p.e. X parágrafos da introdução da tese, uma secção metodológica, uma tabela, revisão de comentários do orientador num capitulo, etc.);
  • esboçar um plano básico (um objectivo/resumo final) para as sessões de escrita; se não tem a certeza do que quer alcançar, passe cerca de 20-30 minutos a escrever livremente ou a realizar mind mapping;
  • fazer as leituras relevantes e anotações necessárias para a escrita antes do dia de escrita;
  • trazer o material necessário já descarregado no computador para evitar visitas desnecessárias à Internet; e,
  • trazer snacks saudáveis para pausas durante o dia.

Para esboçar o plano do dia os estudantes devem responda em frases completas:

  • Qual é o meu objectivo concreto para o dia de escrita?
  • Qual é o meu plano para cada sessão de escrita (manhã e tarde)?
  • Qual é o objectivo da secção que estou a escrever (ou a rever) ?

Bibliografia

Uta Papen & Virginie Thériault (2017): Writing retreats as a milestone in the development of PhD students’ sense of self as academic writers, Studies in Continuing Education. DOI: 10.1080/0158037X.2017.1396973