A segunda sessão do ano letivo 2021/2022 das Formações iiiUC: Ferramentas de apoio à Investigação, é dedicada ao tema Investigação e Inovação Responsáveis.

A sessão será conduzida por Alexandra Aragão do Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra.

Já pensou sobre isto?

Se alguém perguntar a um investigador se a sua investigação responde a desafios societais, contribui para o avanço da ciência, concorre para a concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável e respeita as exigências éticas da pesquisa, a resposta vai seguramente ser "claro que sim".

Porém, quando se trata de defender publicamente a investigação que estamos a realizar, não basta alegar.

É preciso provar!

A sessão tem como objetivo analisar um por um os indicadores europeus de Investigação e Inovação responsável para demonstrar às entidades financiadoras, aos painéis de avaliação, às juntas de concursos, aos peritos internacionais e aos membros dos júris de teses, que são cumpridos cada um dos critérios de "Responsible Research and Innovation – RRI" (https://rri-tools.eu/).

Esta formação irá decorrer no próximo dia 29 de março, às 14h30.

Este evento do iiiUC é online, em português e aberto a toda a Comunidade da Universidade de Coimbra.