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Teste de Recordação Selectiva Livre e Guiada (TRSLG)

Versão portuguesa

Lemos, R., Martins, C., Simões, M., & Santana, I. (2012). Estudo de adaptação do Teste de Recordação Selectiva Livre e Guiada para a população portuguesa. [Adaptation study of the Free and Cued Selective Reminding Test to the Portuguese population]. Avaliação Psicológica, 11, 49-61.http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712012000100006&script=sci_arttext

Versão original

Buschke, H. (1984). Cued recall in Amnesia. Journal of Clinical Neuropsychology, 6(4), 433-440. https://doi.org/10.1080/01688638408401233

Grober, E., & Buschke, H. (1987). Genuine memory deficits in dementia. Developmental Neuropsychology, 3(1), 13-36. https://doi.org/10.1080/87565648709540361

Enquadramento teórico

O TRSLG (Buschke, 1984) é uma prova de aprendizagem e memória verbal que permite controlar as condições de codificação e de recuperação por meio da utilização de pistas semânticas no controlo da aprendizagem e na evocação. A aprendizagem é controlada ao impor aos sujeitos a codificação dos itens em resposta à sua categorização semântica; estas mesmas pistas são posteriormente utilizadas para facilitar a evocação dos itens não reproduzidos na evocação livre. Este paradigma fomenta a especificidade da codificação, revelando-se mais eficaz ao permitir uma recordação por meio de pistas e ao garantir uma atenção seletiva e de enquadramento semântico de todos os itens (Buschke, 1984). A performance em ensaios de evocação guiada fornece uma estimativa dos itens armazenados na memória, provando ser minimamente afetada por palpite.

Descrição

Domínio de avaliação: Memória verbal.

Tipo de instrumento: Teste de memória verbal (lista de palavras).

Número de itens: 16 itens/palavras categorizadas semanticamente, não relacionadas entre si

Aplicação: Individual, 20-25 minutos (mais 30 minutos de intervalo para evocação diferida).

População: ≥ 50 anos (adultos e idosos).

Dimensões

O TRSLG avalia a aprendizagem, evocação imediata, evocação diferida e retenção. As palavras podem ser evocadas livremente ou com ajuda semântica (pistas).

Estudos

O TRSLG possui estudos de validação em contexto clínico (Defeito Cognitivo Ligeiro e Doença de Alzheimer).

O estudo de adaptação e validação do TRSLG teve início em 2012 e foi desenvolvido com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através de uma Bolsa de Doutoramento [SFRH/BD/74070/2010] concedida a Raquel Lemos.

Investigação futura

Por exigência dos autores originais da prova, os itens e o TRSLG não podem ser divulgados. O PsyAssessmentLab está disponível para colaborar de forma ativa em projetos de investigação centrados neste instrumento ou em estudos que incluam a sua utilização nos contextos de normalização ou avaliação clínica.

Contactos

Raquel Lemos (raquelmlemos@hotmail.com)

Referências

  1. Buschke, H. (1984). Cued recall in Amnesia. Journal of Clinical Neuropsychology, 6(4), 433-440. https://doi.org/10.1080/01688638408401233
  2. Buschke, H. (2002). Buschke Free and Cued Selective Reminding Test. Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University.
  3. Carlesimo, G. A., Perri, R., & Caltagirone, C. (2011). Category cued recall following controlled encoding as a neuropsychological tool in the diagnosis of Alzheimer’s disease: A review of the evidence. Neuropsychology Review, 21(1), 54–65. https://doi.org/10.1007/s11065-010-9153-7
  4. Dubois, B., Feldman, H. H., Jacova, C., Dekosky, S. T., Barberger-Gateau, P., Cummings, J., … Scheltens, P. (2007). Research criteria for the diagnosis of Alzheimer’s disease: revising the NINCDS-ADRDA criteria. Lancet Neurology, 6(8), 734-746. https://doi.org/10.1016/S1474-4422(07)70178-3
  5. Grober, E., & Buschke, H. (1987). Genuine memory deficits in dementia. Developmental Neuropsychology, 3(1), 13-36. https://doi.org/10.1080/87565648709540361
  6. Grober, E., Ocepek-Welikson, K., & Teresi, J. (2009). The Free and Cued Selective Reminding Test: evidence of psychometric adequacy. Psychology Science Quarterly, 51(3), 266–282. https://www.psychologie-aktuell.com/fileadmin/download/PschologyScience/3-2009/03_grober.pdf
  7. Lemos, R., Martins, C., Simões, M., & Santana, I. (2012). Estudo de adaptação do Teste de Recordação Selectiva Livre e Guiada para a população portuguesa. [Adaptation study of the Free and Cued Selective Reminding Test to the Portuguese population]. Avaliação Psicológica, 11(1), 49-61. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712012000100006&script=sci_arttext
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  15. Lemos, R., Simões, M. R., & Santana, I. (2015). Teste de Recordação Selectiva e Guiada (TRSG) [Free and Cued Selective Reminding Test, FCSRT. In Mário R. Simões, Isabel Santana e Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência (Eds.), Escalas e Testes na Demência (3ª. edição; pp. 94-99) [Scales and Tests in Dementia, 3rd edition]. Novartis.