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Teste da Barragem de Toulouse e Piéron

Versão original

Toulouse, E. & Piéron, H. (1904). Technique de Psychologie Experimentale: Examen des Sujets. Paris Octave Doin, Editeur.

Versão portuguesa

do Amaral, J. R. (1967). O teste de barragem de Tolouse e Piéron (na medição e diagnóstico da atenção): Elementos de aferição para a população portuguesa [The Tolouse and Piéron cancellation test (in measuring and diagnosing attention): Measurement elements for the Portuguese population]. Fundação Calouste Gulbenkian.

Enquadramento teórico

O Teste da Barragem de Toulouse e Piéron (Toulouse & Piéron, 1904) permite avaliar a atenção seletiva e sustentada, bem como a velocidade de processamento, a resistência à fadiga e a capacidade viso-percetiva. Considerando os dados normativos disponíveis para a população portuguesa, este teste pode ser administrado a crianças e adolescentes com idades entre os 10 e os 15 anos no contexto da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC; Simões e colaboradores, 2016a, 2016b), crianças e adolescentes com idades entre os 10 e os 17 anos, adultos entre os 18 e os 50 anos (homens) e 18-40 anos (mulheres) (Amaral, 1967), adultos e idosos da comunidade, com idades compreendidas entre os 45 e os 85 anos (Lima e colaboradores, 2020), bem como doentes com patologia neurológica, nomeadamente, Défice Cognitivo Ligeiro e Doença de Alzheimer (Lima e colaboradores, 2019) e ainda Epilepsia (18-45 anos) (Baeta, 2002; Lima e colaboradores, 2018).

O sujeito que responde ao teste tem de identificar os três quadrados-alvo numa folha com vinte cinco linhas, cada uma das quais constituída por quarenta quadrados.

Descrição

Domínio de avaliação: Atenção seletiva e sustentada, velocidade de processamento, resistência à fadiga, capacidade viso-percetiva.

Tipo de instrumento: Teste de desempenho.

População: ≥ 10 anos (crianças, adolescentes, ver BANC, Simões et al., 2016a), adultos e idosos.

Dimensões

Os resultados obtidos proporcionam informação relativa aos seguintes indicadores:

  1. Índice de Eficiência (IE) que é determinado por uma fórmula matemática que inclui o nº de acertos (itens selecionados corretamente, 1 ponto cada um), o nº erros (itens selecionados erradamente – falsos positivos) e o nº omissões (não selecionou os quadrados-alvo – falsos negativos), sendo calculado pela seguinte fórmula: IE = A – (E+O). É uma medida da qualidade de trabalho do sujeito;

  2. Índice de Dispersão (ID) permite perceber se o Índice de Eficiência é afetado por um padrão de resposta pautado por impulsividade (erros) ou desatenção (omissões). O Índice de Dispersão é calculado através da fórmula ID =

  3. Resultado Total (pontuação máxima 37.5 pontos) é calculado através da fórmula .Quanto mais elevado o resultado total, melhor será o desempenho do sujeito.

Referências

  1. Baeta, E. (2002). Bateria para avaliação neuropsicológica de adultos com epilepsia [Battery for neuropsychological assessment of adults with epilepsy]. Psicologia, 16(1), 79–96. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v16i1.470
  2. do Amaral, J. R. (1967). O teste de barragem de Tolouse e Piéron (na medição e diagnóstico da atenção): Elementos de aferição para a população portuguesa [The Tolouse and Piéron cancellation test (in measuring and diagnosing attention): Measurement elements for the Portuguese population]. Fundação Calouste Gulbenkian.
  3. Lima, M. (2018). Toulouse-Piéron Cancellation Test: Validation and normalization studies in cognitive decline. Master Dissertation in Psychology, specialization area in Clinical and Health Psychology/Clinical Psychogerontology. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.
  4. Lima, M., Baeta, E., Duro, D., Tábuas-Pereira, M., Valério, D., Freitas, S., Simões, M. R., & Santana, I. (2021). Toulouse-Piéron Cancellation Test: Normative scores for the Portuguese population. Applied Neuropsychology: Adult. https://doi.org/10.1080/23279095.2021.1918694
  5. Lima, M., Baeta, É., Lemos, R., Duro, D., Simões, M. R., & Santana, I. (2018) Toulouse-Piéron as a measure of attention in Epilepsy. Poster presented at the 10th congress: AIDAP/AIDEP: Diagnóstico e Avaliação Psicológica, Coimbra, Portugal.
  6. Lima, M., Duro, D., Freitas, S., Simões, M. R., & Santana, I. (2019). Validation study of the Toulouse-Piéron Cancellation Test for Portuguese patients with mild cognitive impairment and Alzheimer's disease. Sinapse, 19(1-2), 26-35.
  7. Simões, M. R., Albuquerque, C. P., Pinho, M. S., Vilar, M., Pereira, M., Lopes, A. F., Seabra-Santos, M. J., Alberto, I., Lopes, C., Martins, C., & Moura, O. (2016a). Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Manual de administração e cotação [Coimbra Neuropsychological Assessment Battery (BANC): Administration and scoring manual]. Cegoc. (see Cancellation Test, 3 signals, children and adolescents: 10-15 years).
  8. Simões, M. R., Albuquerque, C. P., Pinho, M. S., Vilar, M., Pereira, M., Lopes, A. F., Seabra-Santos, M. J., Alberto, I., Lopes, C., Martins, C., & Moura, O. (2016b). Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Manual Técnico [Coimbra Neuropsychological Assessment Battery (BANC): Technical manual]. Cegoc. (see Cancellation Test, 3 signals, children and adolescents: 10-15 years).
  9. Toulouse, E. & Piéron, H. (1904). Technique de Psychologie Expérimentale: Examen des Sujets. Paris Octave Doin, Editeur.