/ Testes Psicológicos / Funções Cognitivas (Neuropsicologia)

Inventário de Funcionamento Executivo de Jovens (TEXI)

Versão portuguesa

Moura, O., Albuquerque, C. P., & Relvão, J. (2022). Inventário de Funcionamento Executivo de Jovens (TEXI) [Portuguese version of the Teenage Executive Functioning Inventory]. https://chexi.se/

Versão original

Thorell, L. B., Lazarević, N., Milovanović, I., & Bugarski Ignjatović, V. (2020). Psychometric properties of the Teenage Executive Functioning Inventory (TEXI): A freely available questionnaire for assessing deficits in working memory and inhibition among adolescents. Child Neuropsychology, 26(6), 857–864. https://doi.org/10.1080/09297049.2020.1726885

Enquadramento teórico

O TEXI é uma escala que avalia o funcionamento executivo nas atividades do dia-a-dia em adolescentes dos 13 aos 19 anos. Este instrumento avalia duas funções executivas (memória de trabalho e inibição) que são relevantes na regulação do comportamento e na resposta adaptativa às diversas exigências ambientais. As escalas de avaliação do funcionamento executivo nas atividades do dia-a-dia (e.g., CHEXI, ADEXI, TEXI e BRIEF) demonstram uma relação colinear com medidas do comportamento exibido pelas crianças, jovens e adultos em diversos contextos. Os estudos atestam as suas adequadas propriedades psicométricas, a utilidade para uma compreensão mais abrangente do funcionamento executivo em adolescentes.

Descrição

Domínio de avaliação: Funções executivas. Avaliação Psicológica.

Tipo de instrumento: Escala de avaliação com versão de autorrelato e de informante (pais e professores).

Número de itens: 20 itens, cotados numa escala tipo Likert com 5 alternativas de resposta (de “Discordo completamente” a “Concordo completamente”).

Aplicação: Individual ou coletiva, 5 minutos.

População: Adolescentes (versão autorrelato e de informante).

Dimensões

O TEXI é uma escala constituída por 20 itens que se organizam em torno de uma estrutura de dois fatores: Memória de Trabalho (9 itens) e Inibição (11 itens).

Estudos

O TEXI está traduzido e/ou aferido em alguns países (e.g., Holanda, Inglaterra, Portugal, Suécia e Turquia). Os resultados obtidos confirmam a robustez das suas propriedades psicométricas.

Investigações futuras

Futuras investigações com o TEXI irão incluir estudos fatoriais, de validade convergente e discriminante. A versão portuguesa do TEXI pode ser utilizada na avaliação clínica e na investigação.

Contactos

Octávio Moura (octaviomoura@gmail.com).

Referências bibliográficas

  1. Cakiroglu, S., Gormez, V., Gozpinar, N., & Usta Gunduz, E. B. (2023). Psychometric properties of the Teenage Executive Functioning Inventory in a Turkish sample of adolescents: Deficits in working memory and inhibition among adolescents. Child Neuropsychology, 29(2), 321–339. https://doi.org/10.1080/09297049.2022.2086975
  2. Moura, O., Albuquerque, C. P., & Relvão, J. (2022). Inventário de Funcionamento Executivo de Jovens (TEXI) [Portuguese version of the Teenage Executive Functioning Inventory]. https://chexi.se/
  3. Thorell, L. B., Lazarević, N., Milovanović, I., & Bugarski Ignjatović, V. (2020). Psychometric properties of the Teenage Executive Functioning Inventory (TEXI): A freely available questionnaire for assessing deficits in working memory and inhibition among adolescents. Child Neuropsychology, 26(6), 857–864. https://doi.org/10.1080/09297049.2020.1726885