/ Testes Psicológicos / Funções Cognitivas (Neuropsicologia)

Escalas de Loewenstein-Acevedo de Interferência Semântica e de Aprendizagem (ELAIS-A)

Versão portuguesa

Maria Salomé Pinho e Vanessa Girão

Versão original

Loewenstein, D. A., Acevedo, A., Schram, L., Ownby, R., White, G., Mogosky, B., Barker, W. W., & Duara, R. (2003). Semantic interference in mild Alzheimer’s disease: Preliminary findings. American Journal of Geriatric Psychiatry, 11, 252–255. https://doi.org/10.1097/00019442-200303000-00017

Curiel, R. E., Crocco, E., Acevedo, A., Duara, R., Agron, J., & Loewenstein, D. A. (2013). A new scale for the evaluation of proactive and retroactive interference in mild cognitive impairment and early Alzheimer’s disease. Journal of Aging Science, 1(1), 1-5. https://doi.org/10.4172/2329-8847.1000102

Enquadramento teórico

As ELAIS-A (Loewenstein et al., 2003) surgiram no âmbito da necessidade de testes cognitivos mais sensíveis para detectar estados pré-sintomáticos de perturbação neurocognitiva ligeira, e perturbação neurocognitiva major ou ligeira devida a doença de Alzheimer (Crocco et al., 2020; Matías-Guiu et al., 2017). Para Loewenstein (s/d) as ELAIS-A seriam consideradas um teste de stress cognitivo, aludindo à analogia do electrocardiograma com prova de esforço, uma vez que constituem um desafio para o sistema cognitivo.

Dada a elevada vulnerabilidade à interferência semântica associada ao envelhecimento, especialmente em pessoas com perturbação neurocognitiva major ou ligeira devida a doença de Alzheimer, as ELAIS-A incidem na avaliação da interferência retroactiva e proactiva, acrescentando uma nova dimensão: a libertação da interferência proactiva (LIP). Resultados de estudos (e.g., Curiel Cid et al., 2019; Matías-Guiu et al., 2017) mostraram que a LIP constitui um indicador mais sensível de depósito amilóide no cérebro do que os indicadores tradicionais de memória (e.g., evocação livre ou guiada, interferência retroactiva e proactiva).

Como sucede com os testes de Buschke (Teste Recordação Selectiva Livre e Guiada e Teste de Memória de Ligação), estas escalas incluem a aprendizagem controlada – procedimento fundamental, pois a codificação (primeira fase de formação de uma memória) influencia o desempenho mnésico subsequente (cf., designadamente, o princípio da codificação específica de Tulving e Thomson, 1973). De notar que, tal como sucede no envelhecimento normativo, no início da perturbação neurocognitiva major ou ligeira devida a doença de Alzheimer é também o processo de codificação mnésica que se encontra afectado (e.g., Dennis & McCormick‐Huhn, 2018) e, em consequência, torna-se difícil diferenciar o declínio normativo daquele que constitui o início de uma patologia do tipo demência.

Descrição

Domínio de avaliação: Memória verbal.

Tipo de instrumento: Teste de memória verbal (listas de palavras).

Número de itens: Duas listas de 15 palavras cada pertencentes a 3 categorias semânticas. Administração: Individual, 20-25 minutos (mais 20 minutos de intervalo de retenção para a evocação diferida).

População: Pessoas idosas.

Dimensões

As ELAIS-A permitem avaliar a evocação livre e guiada imediata, evocação livre e guiada diferida, interferência semântica proactiva e retroactiva, e libertação da interferência proactiva.

Estudos

A iniciar em breve um estudo de validade envolvendo a comparação do desempenho nas ELAIS-A de um grupo de adultos jovens e um grupo de adultos idosos.

Investigações em curso e futuras

Estudos de validação com diferentes populações (e.g., pessoas idosas sem défice neurocognitivo não normativo, pessoas com perturbação neurocognitiva ligeira, e perturbação neurocognitiva major ou ligeira devida a doença de Alzheimer) e obter normas com as ELAIS-A para a população idosa portuguesa.

Contactos

Maria Salomé Pinho (salome@fpce.uc.pt)

Referências bibliográficas

  1. Curiel, R. E., Crocco, E., Acevedo, A., Duara, R., Agron, J., & Loewenstein, D. A. (2013). A new scale for the evaluation of proactive and retroactive interference in mild cognitive impairment and early Alzheimer’s disease. Journal of Aging Science, 1(1), 1-5. https://doi.org/10.4172/2329-8847.1000102
  2. Curiel Cid, R.E., Loewenstein, D.A., Rosselli, M., Matias-Guiu, J.A., Piña, D., Adjouadi, M., Cabrerizo, M., Bauer, R.M., Chan, A., DeKosky, S.T., Golde, T., Greig-Custo, M.T., Lizarraga, G., Peñate, A. and Duara, R. (2019). A cognitive stress test for prodromal Alzheimer's disease: Multiethnic generalizability. Alzheimer's & Dementia: Diagnosis, Assessment & Disease Monitoring, 11, 550-559. https://doi.org/10.1016/j.dadm.2019.05.003
  3. Dennis, N. A., & McCormick‐Huhn, J. M. (2018). Item and associative memory decline in healthy aging. In E. A. Phelps, L. Davachi, & J. T. Wixted (Eds.), Stevens’ handbook of experimental psychology and cognitive neuroscience (vol. 1. Language and Memory, pp. 323-362). Wiley.
  4. Loewenstein, D. A. (n.d.). Cognitive stress’ test paradigms, biomarkers, and detection of early Alzheimer’s disease. Florida Health Grand Rounds | Florida Department of Health. https://www.floridahealth.gov/provider-and-partner-resources/research/florida-health-grand-rounds/past-presentations/LoewensteinFHGR.pdf
  5. Loewenstein, D. A., Acevedo, A., Schram, L., Ownby, R., White, G., Mogosky, B., Barker, W. W., & Duara, R. (2003). Semantic interference in mild Alzheimer’s disease: Preliminary findings. American Journal of Geriatric Psychiatry, 11, 252–255. https://doi.org/10.1097/00019442-200303000-00017
  6. Loewenstein, D. A., Curiel, R. E., Wright, C., Sun, X., Alperin, N., Crocco, E., Czaja, S. J., Raffo, A., Penate, A., Melo, J., Capp, K., Gamez, M., & Duara, R. (2017). Recovery from proactive semantic interference in mild cognitive impairment and normal aging: Relationship to atrophy in brain regions vulnerable to Alzheimer's disease. Journal of Alzheimers’ Disease, 59(1), 1119-1126. https://doi.org/10.3233/JAD-170276
  7. Matías-Guiu, J. A., Curiel, R. E., Rognoni, T., Valles-Salgado, M., Fernández-Matarrubia, M., Hariramani, R., Fernández-Castro, A., Moreno-Ramos, T., Loewenstein, D. A., & Matías-Guiu, J. (2017). Validation of the Spanish version of the LASSI-L for diagnosing mild cognitive impairment and Alzheimer's disease. Journal of Alzheimer's Disease, 56(2), 733–742. https://doi.org/10.3233/JAD-160866
  8. Tulving, E., & Thomson, D. M. (1973). Encoding specificity and retrieval processes in episodic memory. Psychological Review, 80(5), 352-373. https://doi.org/10.1037/h0020071