/ Testes Psicológicos / Funções Cognitivas (Neuropsicologia)

Inventário de Funcionamento Executivo de Crianças (CHEXI)

Versão portuguesa

Moura, O., Leite, M., Albuquerque, C. P., Vilar, M., Seabra Santos, M. J., Lopes, A. F., Pereira, M., & Simões, M. R. (2019). Inventário de Funcionamento Executivo de Crianças (CHEXI) [Portuguese version of the Childhood Executive Functioning Inventory]. https://chexi.se/

Versão original

Thorell, L. B., & Nyberg, L. (2008). The Childhood Executive Functioning Inventory (CHEXI): A new rating instrument for parents and teachers. Developmental Neuropsychology, 33(4), 536–552. https://doi.org/10.1080/87565640802101516

Enquadramento teórico

O CHEXI é uma escala para pais e professores/educadores que avalia o funcionamento executivo nas atividades do dia-a-dia, em crianças dos 4 aos 12 anos de idade. Este instrumento avalia quatro funções executivas (memória de trabalho, planeamento, regulação e inibição) que são relevantes na regulação do comportamento e na resposta adaptativa às diversas exigências ambientais. As escalas de avaliação do funcionamento executivo nas atividades do dia-a-dia (e.g., CHEXI, ADEXI, TEXI e BRIEF) demonstram uma relação colinear com medidas do comportamento exibido pelas crianças, jovens e adultos em diversos contextos. Diversos estudos atestam a robustez das suas propriedades psicométricas, a sua utilidade para uma compreensão mais abrangente do funcionamento executivo de crianças e a adequada precisão de diagnóstico na Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA).

Descrição

Domínio de avaliação: Funções executivas. Avaliação Psicológica.

Tipo de instrumento: Escala de avaliação com versão heterorresposta para pais e professores/educadores.

Número de itens: 24 itens, cotados numa escala tipo Likert com 5 alternativas de resposta (de “Discordo completamente” a “Concordo completamente”).

Aplicação: Individual ou coletiva, 5 a 10 minutos.

População: Pais e professores de crianças dos 4 aos 12 anos de idade.

Dimensões

O CHEXI é uma escala constituída por 24 itens que se organizam em torno de uma estrutura de quatro fatores de primeira ordem: Memória de Trabalho (9 itens), Planeamento (4 itens), Regulação (5 itens) e Inibição (6 itens); e dois fatores de segunda ordem: Memória de Trabalho (13 itens) e Inibição (11 itens).

Estudos

O CHEXI está traduzido e/ou aferido em vários países (e.g., China, Croácia, Espanha, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Irão, Japão, Polónia, Português, Suécia e Turquia). Os resultados obtidos nos vários países/culturas com crianças com desenvolvimento típico e amostras clínicas (e.g., PHDA) confirmam a robustez das suas propriedades psicométricas e a invariância da estrutura fatorial. Vários estudos com crianças com PHDA demonstram a utilidade do CHEXI na identificação de dificuldades no funcionamento executivo, para além de uma adequada precisão no diagnóstico e na discriminação de crianças com esta perturbação do neurodesenvolvimento.

Investigações futuras

O CHEXI encontra-se atualmente em fase de aferição para a população portuguesa. A versão portuguesa do CHEXI pode ser utilizada na avaliação clínica e na investigação.

Contactos

Octávio Moura (octaviomoura@gmail.com).

Referências bibliográficas

  1. Camerota, M., Willoughby, M. T., Kuhn, L. J., & Blair, C. B. (2018). The Childhood Executive Functioning Inventory (CHEXI): Factor structure, measurement invariance, and correlates in US preschoolers. Child Neuropsychology, 24(3), 322–337. https://doi.org/10.1080/09297049.2016.1247795
  2. Moura, O., Leite, M., Albuquerque, C. P., Vilar, M., Seabra Santos, M. J., Lopes, A. F., Pereira, M., & Simões, M. R. (2019). Inventário de Funcionamento Executivo de Crianças (CHEXI) [Portuguese version of the Childhood Executive Functioning Inventory]. https://chexi.se/
  3. Thorell, L. B., Eninger, L., Brocki, K. C., & Bohlin, G. (2010). Childhood Executive Function Inventory (CHEXI): A promising measure for identifying young children with ADHD? Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 32(1), 38–43. https://doi.org/10.1080/13803390902806527
  4. Thorell, L. B., & Nyberg, L. (2008). The Childhood Executive Functioning Inventory (CHEXI): A new rating instrument for parents and teachers. Developmental Neuropsychology, 33(4), 536–552. https://doi.org/10.1080/87565640802101516