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Inventário de Avaliação Comportamental de Funções Executivas, Versão Pré-escolar (BRIEF-P)

Informação aos Participantes

Versão portuguesa:

Tradução e adaptação: Cristina P. Albuquerque (Coord.), Alexandra Maria Gaudêncio, Ana Filipa Lopes, Sofia Major, Octávio Moura, Marcelino Pereira, Maria João Seabra-Santos, Manuela Vilar, Mário R. Simões.

Validação: Alexandra Maria Gaudêncio, Sofia Major, Octávio Moura, Carla Ferreira, Cristina P. Albuquerque, Maria João Seabra-Santos

Versão original

Gioia, G. A., Espy, K. A., & Isquith, P. K. (2003). Behavior rating inventory of executive function - preschool version. Professional Manual. Psychological Assessment Resources.

Enquadramento teórico

As funções executivas (FE) incluem processos metacognitivos associados à regulação e supervisão da cognição, das emoções e do comportamento. A investigação tem permitido confirmar que têm, na idade pré-escolar, um grande desenvolvimento e também que são preditoras do ajustamento comportamental, social, emocional e do desempenho académico (Eng et al., 2022; Reilly et al., 2022). Assim, avaliar as FE nesta idade, aproveitando a janela de oportunidade que constitui este período do desenvolvimento, possibilita o desenho e a implementação de intervenções dirigidas com uma maior garantia de sucesso.

Para a avaliação das FE nesta idade, as escalas de avaliação do comportamento constituem instrumentos úteis, na medida em que permitem coligir informação a partir de vários informadores (e.g., pais e educadores de infância). Neste contexto, o BRIEF-P (Gioia et al., 2003) destaca-se entre as ferramentas de avaliação das FE mais citadas na literatura e utilizadas na prática clínica. Foi desenvolvido a partir do BRIEF (Gioia et al., 2000), tendo por objetivo, especificamente, avaliar as FE e detetar dificuldades de autorregulação em crianças entre os 2 e os 5 anos.

Descrição

Domínio de avaliação: Funções executivas.

Tipo de instrumento: Questionário.

Número de itens: 63 itens.

População: Adultos (pais, educadores de infância, outros).

Dimensões

O BRIEF-P é composto por 63 itens organizados em cinco escalas (Inibição, Alternância, Controlo Emocional, Memória de Trabalho e Planificação/Organização), que dão origem a três índices compósitos ꟷ Controlo Inibitório, Flexibilidade e Metacognição Emergente ꟷ e a uma pontuação global, o Compósito Executivo Global. Além disso, inclui duas escalas de validade: a Inconsistência e a Negatividade.

O questionário foi desenhado para ser preenchido por pais, educadores de infância ou qualquer adulto que conheça a criança nos seus diversos ambientes, como casa, escola ou outros.

Os estudos realizados em Portugal produziram normas para crianças em idade pré-escolar, isto é, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e meio. Os estudos de validade com crianças portuguesas permitem concluir que se trata de um instrumento sólido para a identificação e caracterização precoce de défices nas FE. Por conseguinte, a sua aplicação pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de intervenção mais precisas e eficazes.

Estudos

Estão atualmente em curso estudos de precisão com o formato digital do BRIEF-P, com o objetivo de explorar a sua fiabilidade e utilidade.

Estudos de precisão relativos ao acordo entre vários avaliadores estão igualmente a decorrer. A investigação procura compreender a consistência entre as avaliações de diferentes pares de avaliadores, incluindo mães e pais, educadores de infância e auxiliares de sala, bem como pais e professores.

Estão também a ser realizados estudos de validade para determinar a relação entre o BRIEF-P e as pontuações obtidas com outros inventários e escalas de avaliação do comportamento, respondidas por pais e educadores de infância, bem como entre as pontuações do BRIEF-P e as avaliações obtidas em testes cognitivos.

Simultaneamente, estão a ser conduzidas investigações para analisar a validade do BRIEF-P em amostras clínicas. No âmbito da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e da Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA), a investigação dirige-se a crianças já diagnosticadas ou com fortes indicadores destas condições clínicas. Nos casos de crianças nascidas prematuramente os estudos incluem crianças com históricos conhecidos desta condição, o mesmo acontecendo com crianças com diagnóstico de epilepsia. Estes estudos têm como objetivo caracterizar défices das FE nestas populações clínicas e eventualmente identificar perfis específicos de resultados no BRIEF-P.

Estão também planeados estudos longitudinais para avaliar a relação entre as pontuações no BRIEF-P, no último ano do pré-escolar, e as notas escolares das crianças no final dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Básico, existindo já informação relativa aos 1º e 2º anos de escolaridade.

Financiamento

Os estudos são financiados pela Hogrefe e pelo Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

Contactos

Alexandra Maria Gaudêncio (alexandra.m.gaudencio@gmail.com)

Referências bibliográficas

  1. Eng, C. M., Pocsai, M., Fulton, V. E., Moron, S. P., Thiessen, E. D., & Fisher, A. V. (2022). Longitudinal investigation of executive function development employing task-based, teacher reports, and fNIRS multimethodology in 4- to 5-year-old children. Developmental Science, 25(6). https://doi.org/10.1111/desc.13328
  2. Gioia, G. A., Isquith, P. K., Guy, S. C., & Kenworthy, L. (2000). BRIEF: Behavior Rating Inventory of Executive Function (1st ed.). PAR.
  3. Gioia, G. A., Espy, K. A., & Isquith, P. K. (2003). Behavior Rating Inventory of Executive Function - Preschool Version. Professional Manual. PAR.
  4. Reilly, S. E., Downer, J. T., & Grimm, K. J. (2022). Developmental trajectories of executive functions from preschool to kindergarten. Developmental Science, 25(5). https://doi.org/10.1111/desc.13236

Dissertações de Mestrado

  1. Bernardo, M. G. (2022). Estilos parentais e funções executivas na prematuridade: caracterização e relações [Parenting styles and executive functions in prematurity: Characterization and relationships] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral. https://hdl.handle.net/10316/104196
  2. Costa, E. P. (2023). Estilos parentais e funções executivas em crianças pré-escolares com problemas emocionais e/ou de comportamento [Parenting styles and executive functions in preschoolers with emotional and/or behavioral problems] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral. https://hdl.handle.net/10316/110078
  3. Nunes, A. F. A. (2023). Estilos parentais e funções executivas em crianças com sintomas de Hiperatividade/Défice de Atenção [Parenting Styles and Executive Functions in children with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral. https://hdl.handle.net/10316/109059
  4. Santa, A. R. (2022). Estilos parentais em crianças com epilepsia [Parenting styles in children with epilepsy] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral. https://hdl.handle.net/10316/104250