/ Testes Psicológicos / Funções Cognitivas (Neuropsicologia)

Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC)

Versão portuguesa

Simões, M. R., Albuquerque, C. P., Pinho, M. S., Vilar, M., Pereira, M., Lopes, A. F., Seabra-Santos, M. J., Alberto, I., Lopes, C., Martins, C., & Moura, O. (2016a). Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Manual Técnico [Coimbra Neuropsychological Assessment Battery: Technical manual]. Cegoc [actualmente: Hogrefe]. [343 páginas]

Simões, M. R., Albuquerque, C. P., Pinho, M. S., Vilar, M., Pereira, M., Lopes, A. F., Seabra-Santos,

M. J., Alberto, I., Lopes, C., Martins, C., & Moura, O. (2016b). Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Manual de Administração e cotação [Coimbra Neuropsychological Assessment Battery: Administration and scoring manual]. Cegoc [actualmente: Hogrefe]. [174 páginas]

Enquadramento teórico

A Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC; Simões et al., 2008) foi elaborada especificamente para o exame de crianças e adolescentes dos 5 aos 15 anos de idade. A BANC abarca múltiplos domínios do funcionamento: memória, linguagem, atenção, funções executivas, lateralidade, orientação e motricidade. Cada um desses domínios do funcionamento é avaliado por um ou mais testes.

Descrição

Domínio de avaliação: Funções neuropsicológicas, maioritariamente de natureza cognitiva. Neuropsicologia.

Tipo de instrumento: Bateria de testes neuropsicológicos.

Número de itens: 15 testes.

Aplicação: 90-120 minutos.

População: Crianças e adolescentes (5-17 anos).

Dimensões

A BANC é uma bateria de testes neuropsicológicos, simultaneamente abrangente e compreensiva, que viabiliza o exame de importantes funções cognitivas e outras: memória, atenção, funções executivas, orientação, motricidade e lateralidade. Os respectivos testes são a seguir indicados.

Memória

  • Lista de Palavras;
  • Memória de Histórias;
  • Reconhecimento de Faces;
  • Figura Complexa de Rey;
  • Tabuleiro de Corsi.

Linguagem

  • Consciência Fonológica (Eliminação e Substituição);
  • Nomeação Rápida;
  • Compreensão de Instruções.

Atenção/Funções Executivas

  • Barragem (2 e 3 sinais, R. Zazzo e Toulouse-Piéron);
  • Trilhas (adaptação do Trail Making Test A e B);
  • Fluência Verbal (Semântica e Fonémica);
  • Torre.

Motricidade

Tabuleiro de Motricidade (adaptação do Purdue Pegboard Test).

Lateralidade

Questionário e grelha de Observação.

Orientação

Questionário de Orientação.

Estudos

Estudos de Validade

  • Análise factorial Confirmatória.
  • Relação com outros testes cognitivos (p. ex., WISC-III).
  • Validade discriminante/grupos clínicos e educativos:
    • (Autismo).
    • Deficiência Mental Ligeira.
    • Dislexia.
    • Delinquência juvenil.
    • Epilepsia.
    • Funcionamento Intelectual Limítrofe.
    • Negligência e Maus Tratos.
    • Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção.
    • Sobredotação.
    • Traumatismo Crânio-Encefálico.

Estudo normativo

5-15 anos (N = 1104, aproximadamente 50 rapazes e 50 raparigas em cada faixa etária). Com base no método de análises de regressão, foram recentemente desenvolvidas normas para os 16 e 17 anos de idade (Moura et al., 2024).

Contactos

Mário R. Simões (simoesmr@fpce.uc.pt).

Cristina Petrucci Albuquerque (calbuquerque@fpce.uc.pt)

Octávio Moura (octaviomoura@gmail.com)

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