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Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI)

Versão portuguesa (original)

Alves, L., Martins, C., & Simões, M. R. (2018). Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI): Manual [The Irregular Word Reading Test - TeLPI: Manual]. Hogrefe. [commercial edition].

Alves, L., Simões, M.R., & Martins, C. (2012). Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI): Manual [The Irregular Word Reading Test - TeLPI: Manual]. Serviço de Avaliação Psicológica, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Coimbra: Portugal.

Enquadramento teórico

A inexistência de um instrumento neuropsicológico de avaliação da inteligência pré-mórbida para a população portuguesa e a impossibilidade por razões linguísticas de proceder a uma adaptação de um instrumento já disponível noutros países constituiu a motivação inicial para o desenvolvimento do TeLPI. Este teste foi originalmente concebido para a população portuguesa, tendo o seu desenvolvimento reproduzido a metodologia usada no National Adult Reading Test (NART; Nelson, 1982) e em instrumentos semelhantes subsequentemente construídos.

O TeLPI é um teste de leitura que contém 46 palavras portuguesas (irregulares) em ordem decrescente de familiaridade e que estima a inteligência pré-mórbida de sujeitos com idade igual ou superior a 25 anos. O TeLPI avalia a inteligência cristalizada e foi concebido para resistir aos efeitos de disfunção ou lesão neurológica, sendo relativamente insensível ao declínio cognitivo. Como tal, o TeLPI tem evidentes vantagens clínicas na avaliação de perda de funcionamento intelectual pós-lesão cerebral e o seu uso na avaliação de condições de declínio cognitivo permite aferir acerca do funcionamento cognitivo prévio do indivíduo, designadamente as suas capacidades intelectuais anteriores à Demência (Alves et al., 2013b; Alves et al., 2015).

O TeLPI, dada a sua brevidade, não exige concentração prolongada do sujeito. Uma vez que é exigido apenas um esforço mínimo por parte do sujeito, que tem de ler em voz alta as palavras que ele/a não reconhece, o TeLPI mantém-se relativamente pouco afetado por falta de concentração ou motivação.

Descrição

Domínio de avaliação: Inteligência pré-mórbida.

Tipo de instrumento: Tarefa de leitura

Aplicação: Individual.

População: ≥ 25 anos (Adultos).

Estudos

Como esperado, as pontuações no TeLPI correlacionaram com o Quociente de Inteligência – Escala Completa (QIEC; r = .800) da versão portuguesa da Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos – 3ª Edição (WAIS-III; Wechsler, 2008), incluindo correlações elevadas com o subteste de Vocabulário (r = .815), e incorporou variáveis demográficas em fórmulas regressivas que explicaram 63,3% da variância do QIEC (Alves et al., 2012). As pontuações do TeLPI apresentaram propriedades psicométricas muito boas de acordo com a teoria clássica dos testes, dado que apresentou excelente consistência interna (Cronbach’s α = .939) e fiabilidade teste-reteste [4 meses (N = 30): .95; 18 meses (N = 30): .98] (Alves et al., 2012). O TeLPI foi validado em grupos de Declínio Cognitivo Ligeiro (DCL) e doença de Alzheimer (Alves et al., 2013b) e um estudo normativo para a população portuguesa foi realizado (Alves et al., 2015), aumentando a sua validade e utilidade [N= 637; 25-86 anos].

Recentemente, Freitas e colaboradores (2018) realizaram Análises de Resposta ao Item (Modelo de Rasch para itens dicotómicos, N = 729) para verificar as características psicométricas do TeLPI e confirmaram a adequação e bom ajustamento dos valores, tanto dos itens quanto das pessoas, uma grande variabilidade de níveis de desempenho cognitivo e uma boa qualidade das medidas, uma unidimensionalidade marcada e uma redução dos efeitos de DIF. Estes resultados demonstram a validade psicométrica geral do TeLPI.

Ao projeto de investigação do TeLPI foi atribuído o Prémio CEGOC 2015.

O TeLPI está comercializado (Alves, Martins, & Simões, 2018).

Investigação futura

O TeLPI está incluído na BARC – Bateria de Avaliação da Reserva Cognitiva e, no seu âmbito, estão a decorrer novos estudos psicométricos e de validação clínica.

Financiamento

Os estudos contaram com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/37748/2007 a Lara Alves e IF/FCT/01325/2015 a Sandra Freitas) e da Fundação Calouste Gulbenkian, para o projeto "Memória, avaliação funcional e qualidade de vida: Estudos de validade e normas para a população portuguesa" (Investigador Responsável: Mário R. Simões).

Contactos

Sandra Freitas (sandrafreitas0209@gmail.com)

Mário R. Simões (simoesmr@fpce.uc.pt)

Referências

  1. Alves L. (2013). Estimação da inteligência pré-mórbida: Construção, validação clínica e normalização do Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI) [Estimating premorbid intelligence: Construction, clinical validation and standardisation of the Test of Irregular Word Reading (TeLPI)]. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tese de doutoramento (Psicologia/Neuropsicologia). (Bolsa de doutoramento: SFRH/BD/37748/2007/Psicologia).
  2. Alves L., Martins, C., & Simões, M. R. (2018). Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI): Manual. [The Irregular Word Reading Test - TeLPI: Manual]. Hogrefe.
  3. Alves, L. (2013). Estimação da inteligência pré-mórbida: Construção, validação clínica e normalização do Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI). Tese de Doutoramento em Psicologia/Neuropsicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. [BD/FCT: SFRH/BD/37748/2007]
  4. Alves, L., Freitas, S., Martins, C., Santana, I., & Simões, M.R. (2013). O TeLPI e o seu papel na identificação do declínio cognitivo [TeLPI and its role in the identification of cognitive impairment]. Revista E-Psi, 3(1), 25-47.
  5. Alves, L., Martins, C., & Simões, M. R. (2010). Avaliação da Inteligência Pré-Mórbida: Desenvolvimento da versão experimental do Teste de Leitura de Palavras Irregulares (TeLPI) para a população Portuguesa [The assessment of premorbid intelligence: Development of the Irregular Word Reading Test (TeLPI) experimental version]. Psychologica, 53, 295-311. https://doi.org/10.14195/1647-8606_53_14
  6. Alves, L., Simões, M. R., & Martins, C. (2012). The Estimation of Premorbid Intelligence levels among Portuguese speakers: The Irregular Word Reading Test (TeLPI). Archives of Clinical Neuropsychology, 27(1), 58-68. https://doi.org/10.1093/arclin/acr103
  7. Alves, L., Simões, M. R., Martins, C., Freitas, S., & Santana, I. (2013). Premorbid IQ influence on screening tests' scores in healthy patients and patients with cognitive impairment. Journal of Geriatric Psychiatry and Neurology, 26(2), 117-26. https://doi.org/10.1177/0891988713484194
  8. Alves, L., Simões, M.R., & Martins, C. (2014). Metodologias de estimação da Inteligência pré-mórbida na identificação do declínio cognitivo ligeiro [Premorbid intelligence estimation methodologies in the identification of mild cognitive impairment]. Avaliação Psicológica, 13(1), 37-46.
  9. Alves, L., Simões, M.R., Martins, C., Freitas, S., & Santana, I. (2013). TeLPI Performance in subjects with Mild Cognitive Impairment and Alzheimer’s Disease: A validation study. Alzheimer Disease and Associated Disorders, 27(4), 324-329. https://doi.org/10.1097/WAD.0b013e31827bdc8c
  10. Freitas, S., Prieto, G. Simões, M. R., Nogueira, J., Santana, I., Martins, C., & Alves, L. (2018). Using the Rasch analysis for the psychometric validation of the Irregular Word Reading Test (TeLPI). The Clinical Neuropsychologist, https://doi.org/10.1080/13854046.2018.1468481
  11. Nelson, H. E. (1982). National Adult Reading Test: Test Manual. NFER-Windsor.
  12. Nogueira, J., Gerardo, B., Alves, L., Santana, I., Simões, M. R., & Freitas, S. (2022). The temporal stability of premorbid intelligence: A non-clinical 10-year follow-up study using the Irregular Word Reading Test (TeLPI). Applied Neuropsychology: Adult, 29(4), 839-844. https://doi.org/10.1080/23279095.2020.1817744
  13. Simões, M.R., Alves, L., Baptista, L., Fonseca, M., Ferraz, M., & Almiro, P. A. (2018). Inteligência e personalidade pré-mórbidas: Questões em torno da sua avaliação [Pre-morbid intelligence and personality: Issues surrounding their assessment]. In Mauro Paulino e Laura Alho (Coords.), Comportamento criminal e avaliação forense [Criminal behaviour and forensic assessment] (pp. 61-87). Pactor.
  14. Wechsler, D. (2008). Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos – Terceira Edição (WAIS-III): Manual [Wechsler Intelligence for Adults – Third Edition [WAIS-III]]. Cegoc.