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Teste de Simulação de Problemas de Memória (TOMM)

Versão original

Tombaugh, T. N. (1996). The Test of Memory Malingering (TOMM). Multi-Health Systems.

Enquadramento teórico

Inicialmente desenvolvido para adultos, o Test of Memory Malingering (TOMM) tem como objetivo diferenciar os desempenhos de sujeitos com défices cognitivos (mnésicos) reais/verdadeiros daqueles que manifestam “esforço insuficiente”, “motivação reduzida”, “exagero de sintomas”, ou “simulação”. Estas condições (“esforço insuficiente”, etc.) podem explicar desempenhos baixos em testes de exame de funções cognitivas que não são representativos do funcionamento/desempenhos da pessoa examinada.

O TOMM é um teste de reconhecimento visual composto por três ensaios, dois ensaios de aprendizagem e um ensaio de retenção (opcional) cujo objectivo é a avaliação de estilos de resposta e, especificamente, a validade de desempenhos em testes cognitivos, incluindo a memória.

Descrição

Domínio de avaliação: Validade de sintomas.

Tipo de instrumento: Teste de reconhecimento visual.

Aplicação: Individual, 15-20 minutos.

População: 16-84 (adolescentes, adultos e idosos).

Estudos

Os numerosos e diversificados estudos realizados em Portugal utilizaram amostras de natureza normativa, clínica e/ou forense. Especificamente, amostras normativas, de crianças (Simões, Sousa, Veloso & Silva, 2011), jovens (Lopes, 2017), adultos (Cruz, 2008; Lopes, 2017; Maior, 2008) e idosos (Cruz, 2008; Fernandes, 2009; Maior, 2008). Foram igualmente investigadas amostras forenses de adolescentes institucionalizados em centros educativos (Garcia, 2011), adultos em contexto prisional (Faustino, 2009; Mota, 2008; Oliveira, 2008; Soares, 2013) e adultos examinados em contexto médico-legal envolvendo situações de litígio (Fonseca, 2009).

Adicionalmente, foram também concretizadas investigações em grupos clínicos, crianças e adolescentes com diagnóstico de Dificuldades Intelectuais Ligeiras e Moderadas (DILM) (Silva, 2011) e adultos idosos diagnosticados com Défice Cognitivo Ligeiro (DCL) (Fernandes, 2009; Jesus, 2013; Pinho, 2012). Foram também implementados estudos envolvendo um design experimental, com grupos de participantes instruídos a simular (Cruz, 2008; Pinho, 2012). Um resumo mais desenvolvido destes estudos pode ser consultado em Simões et al. (2017).

Financiamento

Projecto de investigação: Validação de provas de memória e de inventários de avaliação funcional e de qualidade de vida [Research project: Validation of memory tests and functional and quality of life assessment inventories]. Fundação Calouste Gulbenkian (Proc.º 74569; SHD-22 Neurociências) [IP: Mário R. Simões]

Contactos

Mário R. Simões (simoesmr@fpce.uc.pt).

Referências bibliográficas

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  5. Fonseca, M. S. J. (2009). Comportamentos de “esforço reduzido” numa amostra de Traumatismos Crânio-Encefálicos avaliados em contexto médico-legal [“Reduced effort” behaviors in a sample of Traumatic Brain Injuries evaluated in a medico-legal context]. Dissertação de Mestrado em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde, subespecialidade de Psicologia Forense. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. [Unpublished Forensic Psychology Master dissertation].
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