Linhas Orientadoras e outros documentos científicos
Em baixo, encontra versões atualizadas de Diretrizes (Guidelines) nas áreas da Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, bem como documentos afins.
Estas Diretrizes fornecem informações importantes e pretendem orientar os(as) psicólogos(as) na sua prática profissional, na investigação e no ensino da avaliação psicológica, bem como na utilização de testes e outros instrumentos. O seu objetivo é indicar normas, procedimentos, respostas científicas ou recomendações regulatórias e auxiliar os(as) psicólogos(as) na tomada de decisões informadas sobre tópicos, problemas ou condições como Processo de avaliação; Normas de utilização de Testes Psicológicos; Modelo de revisão para descrição e avaliação de instrumentos de avaliação psicológica; Segurança dos Testes; Uso de testes psicológicos e neuropsicológicos revistos e novos; Efeitos da prática na avaliação neuropsicológica; Presença de Terceiros Observadores na avaliação neuropsicológica; Revisões de testes e testes obsoletos; Tradução e Adaptação de Testes; Avaliação de esforço, viés (bias) de resposta e simulação; Código deontológico.
Elaboradas por grupos de peritos/especialistas, as Diretrizes traduzem entendimentos consensuais e constituem documentos estruturados e fundamentados, provenientes da avaliação ampla das provas/evidências disponíveis (e.g., investigação relevante, referências bibliográficas).
Enquanto documentos reguladores das “melhores práticas”, as Diretrizes não têm um caráter fechado ou definitivo, encontrando-se sujeitas às atualizações decorrentes de novos estudos e do avanço do conhecimento.
Referências
- Almeida, L. S., Simões, M. R., Rocha, A. M., Seabra-Santos, M. J., Pires, A. & Ribeiro, R. B. (2003) [Comissão Portuguesa]. Directrizes Internacionais para a Utilização de Testes. Cegoc.
- American Educational Research Association, American Psychological Association, & National Council on Measurement in Education (AERA, APA, & NCME). (2014). Standards for educational and psychological testing.
- American Psychological Association, APA Task Force on Psychological Assessment and Evaluation Guidelines (2020). APA Guidelines for Psychological Assessment and Evaluation. https://www.apa.org/about/policy/guidelines-psychological-assessment-evaluation.pdf
- American Psychological Association (2020). New APA guidance: How to do psychological testing via telehealth. https://www.apaservices.org/practice/reimbursement/health-codes/testing/psychological-telehealth
- Bártolo-Ribeiro, R., Ferreira, C., Gavela, J., Machado, M., Novo, R., Sá, J. S., & Simões, M. R. (2022a). Sistema de Acreditação de Provas e Testes Psicológicos: Critérios e Linhas Orientadoras. Documento produzido pelo Grupo de Trabalho constituído a partir do Conselho Consultivo para a Acreditação de Testes e Provas Psicológicas da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
https://recursos.ordemdospsicologos.pt/files/artigos/sistema_de_acredita____o_de_provas_e_testes_psicol__gicos-4.pdf - Bártolo-Ribeiro, R., Ferreira, C., Gavela, J., Machado, M., Novo, R., Sá, J. S., & Simões, M. R. (2022b). Sistema de Acreditação de Provas e Testes Psicológicos: Critérios e Orientações para Submissão e Avaliação. Documento produzido pelo Grupo de Trabalho constituído a partir do Conselho Consultivo para a Acreditação de Testes e Provas Psicológicas da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
- Boone, K. B., Sweet, J. J., Byrd, D. A., Denney, R. L., Hanks, R. A., Kaufmann, P. M., Kirkwood, M. W., Larrabee, G. J., Marcopulos, B. A., Morgan, J. E., Paltzer, J. Y., Mindt, M. R., Schroeder, R. W., Sim, A. H., & Suhr, J. A. (2022). Official position of the American Academy of Clinical Neuropsychology on test security. The Clinical Neuropsychologist, 36(3), 523-545. https://doi.org/10.1080/13854046.2021.2022214
-
Boone, K. B., Kaufmann, P. M., Sweet, J. J., Leatherberry, D., Beattey Jr, R. A., Silva, D., Victor, T. L., Boone, R. P., Spector, J., Hebben, N., Hanks, R. A., & James, J. (2024). Attorney demands for protected psychological test information: Is access necessary for cross examination or does it lead to misinformation? An interorganizational position paper. The Clinical Neuropsychologist. https://doi.org/10.1080/13854046.2024.2323222
- Bush, S. Jerry, Sweet, J., Bianchini, K. J., Johnson-Greene, D., Dean, P. M., & Schoenberg, M. R. (2018). Deciding to adopt revised and new psychological and neuropsychological tests: An inter-organizational position paper. The Clinical Neuropsychologist, 32(3), 319-325. https://doi.org/10.1080/13854046.2017.1422277
- Calamia, M., Markon, K., & Tranel, D. (2012). Scoring higher the second time around: Meta-analyses of practice effects in neuropsychological assessment. The Clinical Neuropsychologist, 26(4), 543–570. https://doi.org/10.1080/13854046.2012.680913
- Chafetz, M. D., Williams, M. A., Ben-Porath, Y. S., Bianchini, K. J., Boone, K. B., Kirkwood, M. W., Larrabee, G. J., & Larrabee & Ord, J. S. (2015). Official position of the American Academy of Clinical Neuropsychology Social Security Administration Policy on validity testing: Guidance and recommendations for change. The Clinical Neuropsychologist, 29(6), 723-740. https://doi.org/10.1080/13854046.2015.1099738
- Duff K. (2012). Evidence-based indicators of neuropsychological change in the individual patient: Relevant concepts and methods. Archives of Clinical Neuropsychology, 27(3), 248–261. https://doi.org/10.1093/arclin/acr120
- European Federation of Psychologists Associations, Task Force of the Board of Assessment of EFPA (2013). EFPA Review Model for the description and evaluation of psychological instruments: Test Review Form and Notes for Reviewers (Version 4.2.6). http://assessment.efpa.eu/download/650d0d4ecd407a51139ca44ee704fda4
- Fernandez-Ballesteros, R., De Bruyn, E. E. J., Godoy, A., Horke, L. F., Laak, J. T., Vizcarro, C., Westhoof, K., Westmeyer, H., & Zaccagini, J. L (2001). Guidelines for the Assessment Process (GAP): A proposal for discussion. European Journal of Psychological Assessment, 17(3), 187-200. https://doi.org/10.1027//1015-5759.17.3.187
- Glen, T., Barisa, M., Ready, R., Peck, E., & Roebuck-Spencer, T. M. (2021) Update on third party observers in neuropsychological evaluation: An interorganizational position paper. The Clinical Neuropsychologist, 35(6), 1107-1116. https://doi.org/10.1080/13854046.2021.1901992
- Guilmette, T. J., Sweet, J. J., Hebben, N., Koltai, D., Mahone, E. M., Spiegler, B. J., Stucky, K., Westerveld, M., & Conference Participants (2020). American Academy of Clinical Neuropsychology consensus conference statement on uniform labeling of performance test scores. The Clinical Neuropsychologist, 34(3), 437-453. https://doi.org/10.1080/13854046.2020.1722244
- Heilbronner, R. L., Sweet, J. J., Attix, D. K., Krull, K. R., Henry, G. K., & Hart, R. P. (2010). Official position of the American Academy of Clinical Neuropsychology on serial neuropsychological assessments: The utility and challenges of repeat test administrations in clinical and forensic contexts. The Clinical Neuropsychologist, 24(8), 1267–1278. https://doi.org/10.1080/13854046.2010.526785
- Heilbronner, R. L., Sweet, J. J., Morgan, J. E., Larrabee, G. J., Millis, S. R., & Conference Participants1. (2009). American Academy of Clinical Neuropsychology Consensus Conference Statement on the neuropsychological assessment of effort, response bias, and malingering The Clinical Neuropsychologist, 23(7), 1093–1129. https://doi.org/10.1080/13854040903155063
- International Test Commission (ITC) (2015). Guidelines for practitioner use of test revisions, obsolete tests, and test disposal. https://www.intestcom.org/files/guideline_test_disposal.pdf
- International Test Commission (ITC) (2017). The ITC Guidelines for Translating and Adapting Tests (Second edition). https://www.intestcom.org/files/guideline_test_adaptation_2ed.pdf
- Ordem dos Psicólogos Portugueses (2024). Código Deontológico. https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/cod_deontologico
- Roebuck-Spencer, T. M, Glen, T., Puente, A. E., Denney, R. L., Ruff, R. M., Hostetter, G., & Bianchini, K. J. (2017). Cognitive screening tests versus comprehensive neuropsychological test batteries: A National Academy of Neuropsychology Education paper. Archives of Clinical Neuropsychology, 32(4), 491-498. https://doi.org/10.1093/arclin/acx021
- Sweet, J. J., Benson, L. M., Nelson, N. W., & Moberg, P. J. (2015). The American Academy of Clinical Neuropsychology, National Academy of Neuropsychology, and Society for Clinical Neuropsychology (APA Division 40) 2015 TCN Professional Practice and ‘Salary Survey’: Professional Practices, Beliefs, and Incomes of U.S. Neuropsychologists. The Clinical Neuropsychologist, 29(8), 1069–1162. https://doi.org/10.1080/13854046.2016.1140228
- Sweet, J. J., Heilbronner, R. L., Morgan, J. E., Larrabee, G. J., Rohling, M. L., Boone, K. B., Kirkwood, M. W., Schroeder, R. W., Suhr, J. A., & Conference Participants (2021). American Academy of Clinical Neuropsychology (AACN) 2021 consensus statement on validity assessment: Update of the 2009 AACN consensus conference statement on neuropsychological assessment of effort, response bias, and malingering. The Clinical Neuropsychologist, 35(6), 1053-1106. https://doi.org/10.1080/13854046.2021.1896036
A maior parte destas Diretrizes são de acesso livre.
Relatórios Psicológicos
O Relatório Psicológico é um meio de comunicação escrita do processo, principais resultados e conclusões da Avaliação Psicológica. Este documento inclui uma caracterização objetiva e uma síntese integradora e significativa de atributos importantes do funcionamento psicológico (intelectual/cognitivo, personalidade, emocional, comportamental, adaptativo), identificados sobretudo a partir de técnicas como entrevistas, testes e outros instrumentos com propriedades psicométricas conhecidas.
O Relatório descreve o modo como foi implementado o processo de avaliação, através de secções, apresentadas numa sequência organizada e lógica. Expõe ainda o raciocínio e a argumentação do psicólogo na comunicação das evidências, na formulação compreensiva do caso e nas conclusões obtidas.
O Relatório contém frequentemente informação confidencial e constitui um registo da avaliação efetuada, que é útil para potenciais utilizações posteriores, incluindo reavaliações a longo prazo, facilitando deste modo a análise, o controlo e a monitorização da evolução do funcionamento da pessoa (evolução positiva, deterioração).
Neste plano, a elaboração do Relatório constitui uma competência fundamental de resposta e aplicação de conhecimentos da Psicologia, no âmbito de uma atividade especializada cada vez mais exigente e escrutinada.
Referências bibliográficas
- Moniz, M., Paulino, M., Duro, D., & Simões, M. R. (2024, in press). O Relatório Neuropsicológico [The Neuropsychological Report]. In Diana Duro & Mauro Paulino (Coords.), Neuropsicologia Clínica [Clinical Neuropsychology]. Pactor.
- Simões, M. R. (2001). Informes psicológicos en contexto forense [Forensic psychological reports]. In F. Jiménez Gómez (Coord.), Evaluación psicológica forense – Vol. III: Ámbitos delictivos, laboral y elaboración de informes [Forensic Psychological Assessment - Vol. III: Criminal, work-related and report writing] (pp. 157-186). Amarú.
- Simões, M. R. (2004). Forensic psychological report. In R. A. Gonçalves, R. Roesch, C. Machado, & F. Winkel (Eds.), Victims and offenders: Chapters on psychology and law (pp. 217-225). Politeia.
- Simões, M. R. (2005). Relatórios psicológicos: Exercícios de aproximação ao contexto forense [Psychological reports: Exercises in approaching the forensic context]. In R. A. Gonçalves, & C. Machado (Eds.), Psicologia forense [Forensic Psychology] (pp. 55-102). Quarteto Editora.
- Simões, M. R., & Paulino, M. (2022). Relatórios (Neuro)Psicológicos Forenses [Forensic (Neuro)Psychological Reports]. In F. C. Real, A. Santos, L. Cainé & E. Cunha (Coords.), Tratado de Medicina Legal [Legal Medicine Treatise] (pp. 1083-1098). Pactor.
- Simões, M. R., & Sousa, L. B. (2011). Traumatismos crânio-encefálicos no âmbito do Direito de Trabalho: Avaliação (neuro)psicológica e elaboração de relatório para tribunal [Traumatic brain injury in the context of Labour Law: (neuro)psychological assessment and court report writing]. In M. Matos, Rui A. Gonçalves, & C. Machado (Coords.), Manual de Psicologia Forense: Contextos, prática e desafios [Handbook of Forensic Psychology: Contexts, practice and challenges] (pp. 351-374). Psiquilibrios Edições.
- Simões, M. R., & Sousa, L. B. (2024, in press). Avaliação (neuro)psicológica e elaboração de relatório para Tribunal: O caso dos Traumatismos Crânio-Encefálicos no âmbito do Direito de Trabalho [(Neuro)psychological assessment and preparing a report for court: The case of Traumatic Brain Injury in the scope of Labour Law]. In M. Matos & Rui A. Gonçalves (Coords.), Manual de Psicologia Forense (2.ª ed.) [Handbook of Forensic Psychology, 2nd ed.]. Psiquilibrios Edições.
- Simões, M. R. (Book in preparation). Relatórios psicológicos: Teoria, prática e investigação.[Psychological reports: Theory, practice and research]
Dissertações de Mestrado [Estudos empíricos]
- Vieira, A. R. (2020). Forensic psychological reports: An empirical study about the quality assessment criteria according to psychologists and psychology students focus groups. Dissertação de Mestrado em Psicologia Forense. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.https://hdl.handle.net/10316/94527
- Ferreira, I. O. (2015). Relatórios Psicológicos em Contexto Forense: Análise de Relatórios elaborados na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP). Dissertação de Mestrado em Psicologia Forense. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. https://hdl.handle.net/10316/28896
Unidades curriculares
Estudo de Casos, Escrita de Relatórios e Ética em Neuropsicologia. Mestrado de Neuropsicologia Clínica: Avaliação e Reabilitação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal. [2019 – atual].
Instrumentos de Avaliação e Relatórios Psicológicos. Mestrado Integrado em Psicologia. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal. 2007-2019.
Curso online: Relatórios de Avaliação Psicológica.
Curso da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) proporcionado no âmbito da oferta formativa “Valorizar-me”. O curso é constituído por cinco (5) módulos, tem um total de 25 horas e 12.5 créditos. Está acreditado para as áreas de formação/especialidades gerais da Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Curso já realizado por 2126 psicólogos (49 edições; 2013-atual). Autor: Mário R. Simões.