Testes Psicológicos mais Usados em Portugal: Resultados de um Inquérito a Psicólogos Portugueses

15 julho, 2024≈ 4 mins de leitura

2024
Simões, M. R., Seabra-Santos, M. J., Almiro, P., & Almeida, L. (2024). Testes psicológicos mais usados em Portugal: Resultados de um inquérito a psicólogos portugueses [Most used psychological tests in Portugal: Results of a survey of Portuguese psychologists]. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica, 72(2), 91-110. https://doi.org/10.21865/RIDEP72.2.07.

Participaram nesta investigação 1383 psicólogos portugueses que responderam a um inquérito online. Este inquérito incluía entre os seus objetivos a identificação dos “testes e/ou questionários psicológicos” mais utilizados na prática profissional destes psicólogos.

Neste artigo são: (i) listados os 50 testes e outros instrumentos mais referenciados; (ii) comparados os resultados obtidos neste inquérito com os dados de estudos congéneres nacionais e internacionais; (iii) indicados alguns instrumentos importantes, recentemente disponibilizados para a avaliação psicológica em Portugal, que não estão sinalizados nas respostas a este inquérito; (iv) analisadas implicações dos resultados para o ensino, divulgação e prática profissional da avaliação psicológica e do uso de testes neste contexto.

Na lista dos 50 testes mais utilizados em Portugal encontram-se instrumentos que têm sido objeto de investigação por membros dos PsyAssessmentLab, nomeadamente: WISC-III (1º); Figura Complexa de Rey (2º); WAIS-III (4º); Matrizes Coloridas de Raven (6º); BDI-II (8º); MMSE (12º); TRF (13º); CBCL (14º); WPPSI-R (20º); Barragem de Toulouse e Piéron (23º); MoCA (26º); BANC (38º); TMT A & B (42º); ACE-R(43º); GDS-30 (45º).

Este estudo contou com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Resumo

A avaliação psicológica constituiu uma atividade relevante e exclusiva da Psicologia, justificando a análise da evolução da sua prática. Este artigo identifica os testes e outros instrumentos de avaliação psicológica mais utilizados em Portugal. Participaram 1383 psicólogos que responderam a um inquérito online. Os resultados permitem salientar que os testes de avaliação da inteligência (escalas de inteligência de Wechsler e, particularmente, a WISC) e de raciocínio não-verbal (Matrizes de Raven) estão entre os mais utilizados. Verifica-se um incremento no recurso a testes neuropsicológicos, testes de rastreio cognitivo, escalas de avaliação do comportamento e testes de rendimento ou realização escolar, e uma diminuição na utilização de testes projetivos. Assinala-se, ainda, uma maior utilização de inventários de sintomas psicopatológicos do que inventários mais clássicos de personalidade. A discussão dos resultados remete para a necessidade de mais investigação relativa aos instrumentos utilizados, explicitando os dados referentes à precisão, validade e normalização dos seus resultados, favorecendo a qualidade dos testes em uso e assegurando assim uma utilização mais criteriosa dos instrumentos disponíveis pelos psicólogos portugueses nas suas práticas de avaliação psicológica.

Palavras-chave: Avaliação psicológica; Testes psicológicos; Psicometria; Prática psicológica; Psicólogos portugueses.